Livraria da Folha

 
16/12/2009 - 17h50

Veja algumas das melhores imagens do fotojornalismo brasileiro

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro reúne algumas das melhores fotografias brasileiras de 2008
Livro reúne algumas das melhores fotografias brasileiras de 2008

Há quem diga que uma imagem vale mais do que mil palavras. No caso do fotojornalismo, isso não deixa de ter um fundo de verdade. De um lado, a fotografia dá um contorno quase incontestável aos fatos que são relatados pelo texto. Mas, por outro, ela muitas vezes extrapola as letras ao revelar detalhes e emoções que dificilmente são comportados no relatos noticiosos, normalmente frio, imparciais e objetivos.

Por estes motivos, livros como "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro: Edição 2009" são documentos históricos, mas também não podem deixar de ser encarados pelo viés artístico. Compilando o que de melhor foi produzido no país no ano de 2008, a edição cumpriu com o difícil objetivo de reunir trabalhos publicados nos mais importantes veículos do país.

Quem acompanha esta modalidade de jornalismo certamente se lembrará da imagem abaixo, clicada por Luiz Vasconcelos. A fotografia foi vencedora do 52º World Press Photo 2008, na categoria notícias gerais, e o 30º Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos do mesmo ano.

Efe/Luiz Vasconcelos
Efe/Luiz Vasconcelos

Quando policiais militares de Manaus (AM) precisaram cumprir uma ordem de reintegração de posse, cerca de 200 índios foram retirados da propriedade, resultando em uma das mais dramáticas imagens do ano.

-

Caio Guatelli/Reprodução
Caio Guatelli/Reprodução

Esta outra fotografia ilustra muito bem a ambivalência entre jornalismo e arte que a profissão gera. Produzida por Caio Guatelli para ilustrar uma matéria sobre crianças prematuras, ela mostra a pequena Rebeca, cuja gestação demorou menos de cinco meses.

-

Apu Gomes/Folha Imagem
Apu Gomes/Folha Imagem

Publicada pela Folha de S.Paulo, esta imagem do mineiro Apu Gomes mostra um morador de rua se protegendo do frio com um tecido usado para proteger móveis e outros produtos. A fotografia foi registrada no centro de São Paulo, na Cracolândia, uma região conhecida por abrigar uma enorme quantidade de usuários de crack.

-

Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem

Um dos acontecimentos mais marcantes do ano de 2008 foi a tragédia que se abateu sobre o estado de Santa Catarina, que sofreu com enchentes provocadas pela chuva. Esta fotografia traduz o drama dos resgates de famílias como a de Terezinha Floriano, que perdeu a irmã, a sobrinha, diversas amigas, sua casa e seu emprego. Clicada por Moacyr Lopes Junior para a Folha de S.Paulo, a imagem o resgate dela e de seus filhos da comunidade rural Alto do Baú.

-

Lula Marques/Folha Imagem
Lula Marques/Folha Imagem

Muitas vezes, a sorte de estar no lugar certo, somada à perspicácia do fotógrafo, podem gerar imagens curiosas que vão além de qualquer palavra. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi "flagrado" em um momento que lembra o personagem Mickey Mouse, de Walt Disney. A fotografia de Lula Marques foi destaque em muitos veículos da imprensa por todo o mundo, graças à percepção do autor.

-

Antonio Carlos Mafalda/Reprodução
Antonio Carlos Mafalda/Reprodução

Quando o Avaí, time de coração do tenista Gustavo Kuerten, conquistou o acesso à primeira divisão do futebol brasileiro após mais de 30 anos de ausência, o esportista foi carregado por jogadores e torcedores do time. O fotógrafo Antonio Carlos Mafalda estava lá para eternizar este momento quase surreal.

-

Danilo Verpa/Folha Imagem
Danilo Verpa/Folha Imagem

Esta imagem é mais um exemplo de como o inusitado pode trazer excelentes resultados. Ao misturar a meditação de monges budistas e a dura paisagem de concreto da capital paulista, Danilo Verpa fez com que uma fotografia que poderia ser banal despertasse a curiosidade de quem a vê. Detalhe: ela foi feita na cobertura do edifício Copan, cuja forma ondulante projetada por Oscar Niemeyer se transformou em um dos símbolos da cidade de São Paulo.

-

Joel Silva/Folha Imagem
Joel Silva/Folha Imagem

O fotógrafo Joel Silva, que está na Folha de S.Paulo desde 1994, já cobriu a Copa do Mundo da França e ficou 20 dias acampado com guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Com esta imagem, no entanto, mostra que mesmo situações rotineiras podem ser ótimas oportunidades para fazer um bom trabalho. Aqui, ele mostra um agricultor no interior de São Paulo que utiliza o fogo para facilitar a colheita da cana-de-açúcar.

*

"O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro: Edição 2009"
Autor: Roberto Araújo (Org.)
Editora: Editora Europa
Páginas: 146
Quanto: R$ 89,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página