Livraria da Folha

 
17/12/2009 - 14h35

Desenho dos Simpsons completa 20 anos

da Livraria da Folha

Divulgação
Os Simpsons completam 20 anos desde a sua esteia na Fox em 1989
Os Simpsons completam 20 anos desde a sua esteia na Fox em 1989

Há vinte anos estreava na FOX o desenho "Os Simpsons", um sitcom animado criado por Matt Groening. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média americana, por meio de uma familia disfuncional e muitas vezes politicamente incorreta. Seus membros são Homer Simpson, Marge Simpson, Bart Simpson, Lisa Simpson e a pequena Maggie Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade estadunidense, a televisão e vários aspectos da condição humana.

Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 448 episódios e já está na sua vigésima primeira temporada, tornando-se o sitcom e o programa de animação de maior duração da televisão estadunidense. O seriado já recebeu inúmeros prêmios, incluindo 25 Emmys, 22 Annies e um Peabody. Em 2000, a família Simpson ganhou até uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. O seriado gerou também um filme que arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.

Com enorme influência na cultura popular, os Simpsons serviram de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e diretores de cinema e televisão. Veja abaixo algumas:

*

Divulgação
O livro traz tudo o que você sempre quis saber sobre "Os Simpsons
O livro traz tudo o que você sempre quis saber sobre "Os Simpsons

Só mesmo um fã de verdade como Johan Lagger poderia ver e rever tantas vezes os episódios da família mais engraçada da TV para preparar um almanaque assim.

"De Olho em Springfield" traz tudo o que você sempre quis saber sobre "Os Simpsons": como a série começou, detalhes de cada personagem, os melhores diálogos, os moradores de Springfield, um ranking com os melhores episódios e muitas outras curiosidades.

O livro traz ainda um guia completo de todas as temporadas, incluindo episódios inéditos no Brasil. Nem precisa ser um simpson-maníaco como o Johan para gostar deste livro.

-

Divulgação
Traz análises a respeito da ironia e da irreverência dos Simpsons
Traz análises a respeito da ironia e da irreverência dos Simpsons

Este livro traz uma série de análises a respeito da ironia e da irreverência de uma das comédias mais inteligentes da televisão mundial: "Os Simpsons". Estudiosos de filosofia e de outras áreas do saber reúnem-se para desvendar questões filosóficas levantadas pelos personagens, enredos e pensamentos da série, mostrando que pode haver seriedade por trás de um programa que vai muito além da história de um bobão e sua família.

Os ensaios aqui reunidos são provocantes, reflexivos e muito divertidos de se ler. Há textos que comparam "Os Simpsons" a outras séries televisivas, como "Os Flintstons"; outros que traçam paralelos entre a série e filmes como "Psicose", "Pulp Fiction", "O Retrato de Dorian Gray" e "Os Bons Companheiros"; e outros ainda mais inusitados, aproximando a história dessa família ao cerne do pensamento filosófico, a exemplo dos capítulos "Homer e Aristóteles", "Lisa e o antiintelectualismo americano" e "Assim falava Bart: Nietzsche e as virtudes de ser mau".

Formidável, inusitado e altamente desafiador, "Os Simpsons e a Filosofia" é um livro que mostra como a filosofia pode residir em qualquer lugar, até mesmo em um desenho popular. Alia a profundidade de uma ciência tão antiga à linguagem contemporânea dos desenhos animados, introduzindo os leitores ao pensamento filosófico pelo meio mais atrativo e agradável: o riso.

-

Divulgação
Um olhar curioso sobre "Os Simpsons" e seus ensinamentos cinetíficos
Um olhar curioso sobre "Os Simpsons" e seus ensinamentos cinetíficos

Na série mais duradoura da televisão mundial, com mais de 20 anos de sucesso, Os Simpsons é parte não apenas da cultura pop - tornou-se desde já um clássico memorável para gerações, tanto por seu humor inteligente quanto por sua capacidade de nos fazer pensar, indo muito além do usual em se tratando de uma animação.

Você sabia que alguns dos criadores da série Os Simpsons são formados pela melhores universidades dos EUA nas áreas de filosofia, tecnologia e outras ciências? É por isso que a série traz muito mais que diversão. Um olhar curioso sobre os mais famosos personagens das séries animadas de TV e sobre o que eles podem nos ensinar - pode acreditar - sobre genética, inteligência artificial, viagens no tempo, viagens no espaço, extraterrestres, física quântica, o efeito Coriolis e outros temas instigantes.

Este livro extrai sabedoria e lições da vida real do desenho, indicando inclusive os episódios que exploram o tema das mutações genéticas; os perigos da exposição aos elementos químicos, ecologia, desenvolvimento, viagens espaciais, tecnologias e uma visão crítica sobre a ciência e sua aplicação na vida diária. Não é toda hora que encontramos um livro sobre ciência que nos fazem rir; como o próprio desenho, este é um livro divertido e inteligente.

Assim muitos espectadores foram além dos episódios de Os Simpsons em busca de mais informações sobre ciência, filosofia. antropologia... E quantos e quão relevantes temas científicos foram tratados por Homer e companhia em Springfield: usinas nucleares, robótica, genética, viagem no tempo, corrida espacial, alimentos geneticamente modificados... E é por esse motivo que temos de saudar a publicação de Os Simpsons e a Ciência, afinal, aprender se divertindo com a família mais maluca de Springfield é, certamente, um grande barato!

-

Divulgação
Um estudo hilariante e perspicaz sobre a sociedade moderna
Um estudo hilariante e perspicaz sobre a sociedade moderna

Springfield é aqui e em todo lugar. A série de TV que há anos conquista corações tem neste livro um ensaio sobre o mundo atual. "A Sabedoria dos Simpsons" é um estudo hilariante e perspicaz do que a série "Os Simpsons" tem a dizer sobre a sociedade e de como a mesma é afetada por esses divertidos personagens, que ganham força e a simpatia do público.

O que diz Marge sobre a situação do feminismo moderno? Somos mesmo obcecados pelas celebridades de Hollywood? São os americanos tão geniais quanto se imaginam? É Homer o novo empregado industrializado? Nenhum dos filhos Simpson será deixado para trás? Descubra respostas para essas e outras perguntas neste divertido ensaio sobre o mundo atual, visto através dos olhos de personagens tão fictícios quanto verdadeiros.

 
Voltar ao topo da página