Livraria da Folha

 
17/12/2009 - 19h14

Papas mortos vendem mais do que vivos, segundo revista "Time"; leia trecho

da Livraria da Folha

Um dos grandes segredos para se fazer uma revista de sucesso é garantir que a capa seja atraente e faça o consumidor se decidir pela compra da edição. De acordo com a editora Fatima Ali, em seu livro "A Arte de Editar Revistas", em apenas cinco segundos ela deve atrair a atenção do leitor, levá-lo a abrir a publicação e, finalmente, adquiri-la.

Divulgação
A história de veículos de sucesso e conceitos para a edição no formato
Guia completo traz recomendações e dicas sobre como fazer revistas

O livro traz um capítulo dedicado exclusivamente a esta que é considerada a página mais importante de todas. Além de se deter em aspectos mais técnicos e editoriais, como o formato, o logotipo e as chamadas, também são mostradas algumas capas históricas, como a da "Esquire" em que o boxeador Muhammad Ali aparece com o corpo crivado de flechas, em uma posição que remete a São Sebastião. Outra que mereceu uma página inteira foi a da "Time" sobre os atentados de 11 de setembro de 2001, mostrando uma foto das torres do World Trade Center no exato momento em que o segundo avião se choca contra elas.

Lançado recentemente, "A Arte de Editar Revistas" é um dos mais completos e abrangentes títulos sobre o tema disponíveis no mercado brasileiro. A autora, que foi uma das fundadoras da revista Nova e diretora de redação de diversos títulos de sucesso no Brasil, tenta passar adiante um pouco do conhecimento adquirido em mais de 40 anos de carreira.

A seguir, você pode conferir as dicas das equipes da "Time" e da "People" sobre os principais assuntos que devem ser colocados nas capas das revistas para que elas vendam bastante:

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CAPAS QUE VENDEM

Publishers, equipes de circulação, diretores de redação, diretores de arte gastam horas quebrando a cabeça tentando descobrir o que vende na capa da revista. Muitos fatores influenciam a venda - uma tiragem adequada, a colocação da revista na banca, a cor, o tema, as chamadas, o layout, o comportamento dos leitores. Esse é um assunto sobre o qual todos têm uma opinião, mas ninguém descobriu ainda um método garantido.

É com lembrar que vendas não são o único critério de sucesso (apesar de ninguém querer vender menos exemplares). Você tem também de vender para as pessoas certas, o que significa produzir capas que retratem não somente o conteúdo da revista como também o espírito, a alma e o seu posicionamento. Escrever na capa a palavra "sexo" em letras garrafais todos os meses ajuda a vender, mas não funciona no caso de uma revista religiosa. Credibilidade e popularidade nem sempre coincidem.

A melhor maneira de testar a capa é ter um comitê pequeno para analisar e julgar, sendo que a decisão final é do diretor de redação. Mais eficiente do que tudo é olhar a banca, ver o que vende mais e tirar conclusões. Um bom teste é colocar a capa no chão e olha para ela de pé. As chamadas são legíveis? A imagem é fácil de compreender? Se sim, a revista começa a ter chance nas bancas. Se não, nem entra no páreo.

Aqui está uma série de considerações sobre o que faz uma capa ser vendedora feitas por duas revistas de grande sucesso: Time e People. People tem algumas das capas mais estudadas e elaboradas da história das revistas. Richard Stolley, hoje conselheiro da Time. Inc, foi seu diretor de redação fundador. Durante os anos em que dirigiu a revista, definiu um conjunto de regras para suas capas

As Regras das Capas de Time e People

Time

  • Fotografia vende mais do que ilustração.
  • Cartoons não vendem.
  • Mulher vende mais do que homem.
  • Cocaína vende mais do que Coca-Cola.
  • Coisas que causam dor - nevralgia - vendem mais do que coisas que angustiam - falta de dinheiro.
  • Políticos vendem mal.
  • Economia vende pior ainda.
  • Cidades vendem mal.
  • Cidades pequenas vendem pior ainda.
  • Esporte não vende.
  • Papas mortos vendem mais do que papas vivos, que vendem melhor do que papas feridos.
  • Na dúvida, ponha Madonna na capa.

People

  • Jovem vende mais do que velho.
  • Bonito vende mais do que feio.
  • Rico vende mais do que pobre.
  • Artistas de TV vendem mais do que músicos.
  • Músicos vendem mais do que atores de cinema.
  • Cinema vende mais do que esporte.
  • Qualquer coisa vende mais do que política. Nada vende mais do que uma celebridade que morreu.

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"A Arte de Editar Revistas"
Autor: Fatima Ali
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 400
Quanto: R$ 72,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
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