Livraria da Folha

 
19/12/2009 - 08h34

Conheça a história do menino que sobe nas árvores e jura nunca mais descer

da Livraria da Folha

"O Barão nas Árvores" é um romance de Italo Calvino que narra a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres decadentes da Itália do final do século 18 que sobe nas árvores para não ter que comer escargots e jura nunca mais descer. O que começa como uma teimosia infantil vai ganhando proporções absurdas conforme o jovem barão passa toda a tarde nas árvores, atravessa a noite, os dias, meses e anos até envelhecer sem nunca mais botar os pés no chão. O livro chega agora em nova edição de bolso pela editora Companhia das Letras.

Divulgação
Delicioso romance de realismo fantástico chega em versão pocket
Delicioso romance de realismo fantástico chega em versão pocket

E se engana quem acha que Cosme se tornou um ermitão. O jovem se torna surpreendentemente ativo no cotidiano da região de Pelumbria e acaba tendo uma vida muito mais plena do que o restante de sua família, que permaneceu grudada ao solo. Ele fica um tempo no quintal de sua casa, mas logo se aventura no pomar vizinho e para o bosque. Cosme aprende a caçar com um bassê que encontra - chamado de Ótimo Máximo - conforme cresce vive casos amorosos entre os galhos, escreve tratados de filosofia política, faz obras de engenharia para canalizar uma cachoeira para entre os galhos, troca correspondências com Voltaire e Rousseau, fica amigo de um bandido famoso, enfrenta exércitos invasores da Áustria, acompanha saqueadores de pomares e até mesmo enfrenta piratas maometanos em alto mar sem nunca colocar os pés no deque do navio!

O autor faz um excelente trabalho de dar vida a um mundo arbóreo repleto de galhos, espinhos, ramos, frutos, animais e cachoeiras. A todo o momento parece que você está observando as pessoas e os acontecimentos por cima, junto do barão. Essa capacidade de imersão do leitor em um ângulo esdrúxulo é uma das grandes jogadas de Calvino e vale a pena ser provada. O livro tem um tom de realismo fantástico despretensioso e leve, ao mesmo tempo em que traz momentos de humor e beleza bucólica.

 
Voltar ao topo da página