Livraria da Folha

 
21/12/2009 - 14h25

Livro reúne 70 dicas para fazer novos amigos e manter amizades; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro reúne 70 dicas simples para quem quer fazer novas amizades
Livro reúne 70 dicas simples para quem quer fazer novas amizades

Fazer amizade é algo natural para alguns, mas um desafio para muitos, seja por timidez ou por causa da correria cotidiana. Por isso, o livro "A Arte de Fazer Amigos" mostra que há diversas maneiras de encontrar pessoas com as quais cada um tenha afinidades.

O título reúne 70 dicas simples e eficazes para estabelecer o contato inicial, transformar um conhecido em amigo, manter amizades de longa data e quando é hora de se afastar ou mesmo colocar um ponto final em uma relação. Traz ainda histórias reais e sugestões para colocar as ideias em prática. Confira abaixo um trecho do livro.

*

D I C A Nº5

Lance mão de uma "cantada"

O gesto seguinte é sempre o passo mais importante do processo de fazer amigos, assim como o mais difícil. Para gente tímida, puxar conversa com um desconhecido ou mesmo com um conhecido distante é motivo de grande ansiedade. Muitas vezes, até quem se sente confortável socialmente acha mais fácil conversar com alguém que conhece do que ter de bater papo com gente nova. Não se pode esperar que a situação, outra pessoa ou o destino intervenham para fazer as coisas caminharem. É aí que baixar a guarda se torna imprescindível. Afinal, o que você tem a perder?

Você vai precisar fazer uma pergunta ou um comentário para dar início à conversa - essa vai ser a sua "cantada". Embora o termo tenha uma conotação ruim, muitas vezes sugerindo um comentário vulgar e de mau gosto feito com o intuito de seduzir alguém, o conceito de "cantada de amigo" não precisa ter.

Os melhores tipos de perguntas ou comentários são aqueles que requerem mais do que um sim ou não como resposta ou que, de alguma outra forma, preparam o caminho para uma conversa contínua. Tente elogiar alguma coisa que o seu amigo em potencial estiver usando, peça a opinião dele sobre um evento da atualidade ou concentre-se no seu ambiente para pinçar tópicos de conversa. Por exemplo: "Que jaqueta linda! Onde você comprou?"

Se você mostrar sinceridade no seu interesse, a sua abordagem muito provavelmente será bem recebida. As pessoas sempre ficam lisonjeadas quando alguém sai do seu caminho para abordá-las e, mais ainda, quando querem saber a sua opinião sobre um determinado assunto. Como regra geral, a maioria das pessoas está mais interessada em falar sobre si do que você pode imaginar. É surpreendente como é fácil puxar conversa com alguém. Então, desande a perguntar!

"Você costuma ir ao teatro?"
"Você leu alguma biografia interessante recentemente?"
"Sabe se tem algum filme bom para ver com crianças pequenas?"

Todas essas perguntas exaltam quem as recebe, sugerem o seu interesse no que o outro tem a dizer e podem levar a uma animada troca. Uma vez que você fizer algum avanço com uma conversa preliminar, poderá usar as pistas que as suas antenas estão recebendo diretamente da pessoa para aguçar as suas perguntas. Um pouco mais de investigação poderá revelar que esta não é, na verdade, uma pessoa de quem queira realmente ficar amigo ou, por outro lado, você poderá descobrir um amigo verdadeiro a caminho. De qualquer forma, a tentativa é nobre. Com o passar do tempo, você verá que os ganhos compensam as perdas.

Faça uma lista de possíveis "cantadas de amigo", ou seja, formas de se puxar conversa. Tenha coragem e experimente todas elas no próximo evento social ao qual comparecer.

*

"A Arte de Fazer Amigos"
Autor: Roger Horchow e Sally Horchow
Editora: Sextante
Páginas: 144
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página