Livraria da Folha

 
24/12/2009 - 13h45

Prepare-se para o ano do centenário com livros sobre o Corinthians

JULIANA FARANO
colaboração para a Livraria da Folha

Falta pouco mais de uma semana para começar o ano do centenário do Corinthians. A comemoração, que parece besteira para uns, soa extremamente importante para os apaixonados pelo time do Parque São Jorge, principalmente por conta dos últimos anos da história do clube.

Todas as glórias, alegrias, sofrimentos e decepções estampam páginas de diversos livros lançados ao longo deste período. Aos torcedores, resta guardar as memórias com carinho e se preparar para 2010.

Pensando nisso, a Livraria da Folha organizou um "roteiro" com diversos livros sobre o Corinthians. Confira abaixo.

-

Superação e glórias

O ano de 2007 foi, talvez, o mais triste na memória dos corintianos. Não há torcedor alvinegro que consiga esquecer a dor sofrida no dia 2 de dezembro, quando diante de um empate com o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o clube não conseguiu evitar o rebaixamento à Série B do Brasileirão.

Divulgação
Livro traz imagens do ano em que o clube disputou a Série B
Livro traz imagens do ano em que o clube disputou a Série B

Em 2008, como não poderia deixar de ser, a fiel torcida cumpriu o prometido naquele fatídico domingo no Sul quando bradou "Eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo", e garantiu lotação máxima em todas as partidas para ver o Corinthians jogar a segunda divisão. O resultado foi a conquista invicta do campeonato e o grito de "o Coringão voltou" ecoando pelos quatro cantos do Brasil.

"Eu Voltei!" (Gutenberg) trata justamente desse amor incondicional pelo clube, esteja ele onde estiver. Celebrando a comunhão entre time e torcida, o livro faz um retrospecto de 2008, trazendo as melhores imagens do ano. São fotos de jogos, treinos e bastidores, ilustrando os momentos de luta, tristeza, superação e alegria que ficarão eternizados na mente de todos os corintianos.

Divulgação
Relato fotográfico fala da conquista invicta do Campeonato Paulista
Relato fotográfico fala da conquista invicta do Campeonato Paulista

Depois de garantir seu retorno à elite do futebol brasileiro com uma bela campanha na Série B, o Timão deu início à temporada de 2009 com um presente de Natal inesquecível e fenomenal aos seus torcedores. Ronaldo, o Fenômeno em pessoa e um dos melhores jogadores do mundo, passou a vestir a camisa alvinegra para a surpresa dos rivais.

No Parque São Jorge, Mano Menezes montou um time competitivo, arquitetou uma pré-temporada com maestria e o resultado apareceu dentro de campo. Primeiro, o Corinthians conquistou de maneira invicta seu 26º título do Campeonato Paulista. No livro "Corinthians Campeão Paulista 2009" (Gutenberg), o fotógrafo oficial do clube Daniel Augusto Jr. imortaliza a campanha do time com fotos de jogos, treinos e bastidores.

Para o deleite dos corintianos, a publicação traz imagens da primeira partida e do primeiro gol do Fenômeno com a camisa do Timão; das duas vitórias na semifinal sobre o São Paulo que enlouqueceram a torcida; e, é claro, das partidas decisivas contra o Santos, inclusive da primeira, na Vila Belmiro, onde Ronaldo marcou um dos gols mais bonitos do campeonato, de cobertura, em cima do goleiro Fábio Costa.

Divulgação
Historiadores e fanáticos falam sobre o clássico alvinegro
Historiadores e fanáticos falam sobre o clássico alvinegro

Aliás, Corinthians e Santos é o clássico mais antigo de São Paulo --realizado pela primeira vez em 22 de julho de 1913. Em "O Grande Jogo" o corintiano Celso Unzelte e o santista Odir Cunha falam exatamente sobre isso e destrincham a maior rivalidade alvinegra do futebol.

Jornalistas e pesquisadores precisos, eles não deixam de ser torcedores, o que torna este livro uma verdadeira aula de história sobre futebol e, ao mesmo tempo, um empolgante pretexto para acirradas discussões sobre os fatos mais polêmicos dos confrontos entre estas grandes equipes brasileiras. E torcedor apaixonado discute mesmo. A diferença é que, neste caso, eles não se concentram só em ganhar a discussão, mas também em brindar os leitores com estatísticas, argumentos, datas e dados históricos dos dois clubes.

Divulgação
Imagens retratam a conquista da Copa do Brasil pelo Corinthians
Imagens retratam a conquista da Copa do Brasil pelo Corinthians

Passado o Campeonato Paulista, decidido no clássico contra o Santos, era hora de focar na disputa da Copa do Brasil, que garantiria ao vencedor vaga na Libertadores de 2010. Mano Menezes, de novo, comandou de forma sublime o elenco corintiano que foi avançando na competição jogo a jogo, de maneira emocionante e fazendo palpitar cada vez mais forte o coração da fiel torcida.

Nos bastidores, Daniel Augusto Jr. fotografava cada momento e, pouco tempo depois do Timão conquistar o título em cima do Internacional, e calar a multidão de colorados que, ainda com esperança, foi assistir ao jogo no Beira-Rio, lançou "Copa do Brasil: Do Inferno ao Paraíso" (Gutenberg).

A publicação conta com 80 páginas e traz um total de 90 fotos assinadas pelo fotógrafo oficial do clube. As imagens retratam momentos decisivos das partidas, o treinamento dos atletas, os jogadores no vestiário, entre outras ocasiões.

Expectativa para 2010

Depois do Paulistão e da Copa do Brasil, apesar de a torcida querer sempre mais, a sensação que tomou conta do Parque São Jorge foi de missão cumprida. Afinal, o time havia superado todos os principais rivais no torneio regional e garantido a tão sonhada vaga na Libertadores para o ano de seu centenário.

Divulgação
Autor fala de 100 grandes jogos e 100 ídolos do Corinthians
Autor fala de 100 grandes jogos e 100 ídolos do Corinthians

O time perdeu alguns jogadores e ganhou outros reforços, mas não conseguiu repetir a ótima atuação do primeiro semestre e terminou o Campeonato Brasileiro em uma modesta 10ª posição.

O que não parou, no entanto, foram os preparativos para o centenário. Em 2010, a Fiel se prepara para a chegada de novas contratações, entre elas as dos meias Danilo e Tcheco e a do lateral pentacampeão Roberto Carlos. Para honrar a camisa alvinegra e cair nas graças da torcida, os jogadores terão que fazer história no time, da mesma forma que fizeram ídolos como Sócrates, Neco, Luizinho, Marcelinho Carioca e Basílio. Aliás, esses e outros craques aparecem no livro "Timão 100 Anos" (Gutenberg), do jornalista e pesquisador Celso Unzelte.

Saiba mais sobre o livro "Timão 100 Anos"

Divulgação
Publicitário coloca sua seleção de todos os tempos contra os rivais
Publicitário coloca sua seleção de todos os tempos contra os rivais

Na publicação, o autor detalha 100 grandes jogos e conta a trajetória de 100 grandes craques do Corinthians. O livro é um produto oficial do clube e foi lançado recentemente para aquecer os apaixonados pelo Timão para o centenário. Outra obra recém-saída do forno é "Corinthians X Outros" (Leya), do publicitário Washington Olivetto.

Em vez de lançar mais um livro de corintiano para corintianos, o autor esforçou-se desta vez para contemplar também os que torcem por outras equipes. Para tanto, "contratou" alguns torcedores para serem técnicos de seus times do coração. Em partidas fictícias, a equipe alvinegra de Olivetto enfrenta o Santos de Fausto Silva, o Palmeiras de José Serra, o São Paulo de Ricardo Kotscho, o Fluminense de Jô Soares, o Flamengo de Jorge Ben Jor, entre outras agremiações. Ao todo, são 14 partidas que trazem, ao final, as minibiografias dos destaques de cada uma, precedidas pelas "notas de roda-os-pés", seção em que o autor restabelece a verdade dos fatos.

Para finalizar, ano novo pede uma agenda nova. E se a tal agenda, além das funções comuns, contasse um pouco da história do Corinthians? "Centenário: 1910-2010" é um livro-agenda dedicado exclusivamente aos torcedores do Timão.

Divulgação
Livro-agenda do Corinthians conta a história do clube e dá destaque a grandes ídolos
Livro-agenda do Corinthians conta a história do clube e dá destaque a grandes ídolos

Trata-se de um verdadeiro mergulho em 10 décadas de história, contadas por meio de recortes de jornais da época e textos explicativos. Entre os personagens que brilharam pela história do clube ganham destaque o irreverente Neco, que nos anos de 1910 ameaçava tirar a cinta que segurava seu calção para punir quem ousasse prejudicar o time; à negra Elisa, que ao enviuvar decidiu "casar-se" com o Corinthians e tornou-se a torcedora símbolo do clube; o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que advogou por São Jorge junto ao papa Paulo 6° em nome do Corinthians; craques como Gilmar, Luizinho e Sócrates entre outros.

Além disso, o livro também traz todas as funcionalidades de uma agenda comum, com local para os dados do usuário, o dia-a-dia de 2010, os DDDs das principais cidades brasileiras e do exterior, os telefones dos aeroportos, os feriados do ano, o calendário de 2011 e muitas páginas para anotações.

Confira mais livros sobre o Corinthians na livraria especial do time alvinegro

 
Voltar ao topo da página