Livraria da Folha

 
24/12/2009 - 22h05

Conheça antologias poéticas da escritora Ana Cristina César

da Livraria da Folha

Cartas, diários, relatos de viagem, bilhetes e poemas-pílula. A escritora carioca Ana Cristina César, que se suicidou em 1983, decidiu perpetuar seus versos com um tom característico --o testemunho criativo da realidade.

Ligada à poesia marginal da década de 1970, Ana Cristina tinha a preocupação de obter o cerne das palavras, chegar ao seu centro ao mesmo tempo em que se afastava dele. Desconstruir para construir outros signos e valorizar o instante, a velocidade e a subversão do comportamento humano. A sonoridade e o movimento de suas paisagens escritas eram móveis demais para a reles realidade mundana que a cercava.

O leitor encontra em sua poesia um pouco do cotidiano e da intimidade da autora. Para tanto, a Livraria da Folha selecionou quatro antologias da escritora que traduzem seu estilo que busca a descentralização e a fragmentação. A poeta abordava com frequência a questão do feminino e do masculino, e se diluía entre os dois tipos de falas.

Divulgação
Conjunto de correspondências, fotos, cartões postais e originais
Conjunto de correspondências, fotos, cartões postais e originais

"Ana Cristina César: Correspondência Incompleta" é composto por cartas, fotos, cartões postais e originais da autora que descrevem um pouco do dia a dia e da vida particular de Ana Cristina entre 1976 e 1980.

Em "Inéditos e Dispersos", a carioca descobre o movimento e o tom das palavras, inverte imagens e faz o verso pulsar. Escritos desde a infância até as vésperas de sua morte, os poemas, fragmentos de diário e trechos em prosa reunidos neste livro comprovam essa obsessão.

Divulgação
O material foi doado pela família da autora ao Instituto Moreira Salles
O material foi doado pela família da autora ao Instituto Moreira Salles

O livro "Antigos e Soltos: Poemas e Prosas da Pasta Rosa" apresenta textos de diversos gêneros. Dentre eles, poemas, fragmentos de diários, anotações em cadernos de aula e cartas nunca postadas. O material foi doado pela família de Ana Cristina para o Instituto Moreira Salles. O exemplar foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2009. Ficou em segundo lugar na categoria "Poesia".

E "Crítica e Tradução" apresenta o pensamento crítico da escritora carioca desde a crítica literária à prática da tradução literária. Traz também resenhas e artigos publicados em diversos jornais a partir do início da década de 1970, a tradução anotada do conto "Bliss", de Katherine Mansfield, entre outros escritos.

 
Voltar ao topo da página