Livraria da Folha

 
03/01/2010 - 12h15

Prepare-se para a última temporada de "Lost" com livros sobre a série

da Folha Online

O canal pago AXN começa a exibir a sexta e última temporada de "Lost" no Brasil em 9 de fevereiro, uma semana após a estreia na TV norte-americana.

Para os fãs do seriado, 2010 é um ano especial. A expectativa é de ver nesta temporada todos os mistérios solucionados.

A Livraria da Folha selecionou alguns livros sobre a série para aqueles que não conseguem conter a ansiedade. Veja abaixo.

*

Filosofia e mistérios

Divulgação
Autor apresenta relação entre o seriados e conceitos filosóficos
Autor apresenta relação entre o seriados e conceitos filosóficos

A relação entre a série vencedora do Globo de Ouro e do Emmy e a filosofia vai muito além das constantes referências feitas no programa a obras de filósofos consagrados e dos nomes de personagens como John Locke e Danielle Rousseau.

Em "A Filosofia de Lost", o professor de filosofia Simone Regazzoni explora os mistérios e disseca os personagens, a iniciativa Dharma e os Outros, buscando apoio nos trabalhos de pensadores como Platão, Immanuel Kant e Michel Foucault. O resultado é um olhar inovador sobre os dilemas e as situações vividas pelos protagonistas e uma análise profunda sobre os temas recorrentes na série, como a oposição entre fé e razão, o isolamento do mundo exterior e a busca pela sobrevivência.

Outra obra que aborda as questões filosóficas dentro do universo do seriado é "Lost e a Filosofia". De acordo com o autor do livro, o seriado aborda o medo mais profundo: o de ser isolado de tudo o que você conhece e ama, deixado à própria sorte em uma terra estranha, um medo filosófico. Na obra, o autor busca a relação da série com a filosofia e induz os fãs de Lost a refletir sobre si mesmo.

Divulgação
Guia não-oficial traz segredos da trama e bastidores das gravações
Guia não-oficial traz segredos da trama e bastidores das gravações

"Tesouros Enterrados de Lost" é um guia para os fãs da série que traz respostas para perguntas como: Em quais livros e filmes a história se baseia? Há um significado por traz dos símbolos e objetos presentes no cenário? Quais obras inspiraram seus autores na produção?

Todas essas curiosidades são analisadas pelos autores, que também apresentam um pequeno resumo de todos os personagens com os principais dilemas que cercam suas histórias e revelam o cotidiano dos bastidores, incluindo situações inusitadas, como a invasão dos fãs à ilha, ansiosos por descobrirem algum fato sobre os futuros episódios.

Histórias baseadas na série

Abrindo mais ainda o leque de possibilidades que uma série como Lost apresenta, autores passaram a escrever ficções misturando a história da queda do vôo Oceanic 815 com seus personagens.

"Lost: Sinais de Vida" traz a história de Jeff Hadley, um famoso pintor que, além de ter feito coisas terríveis, teve sua vida virada de cabeça pra baixo por conta de um escândalo. Ele precisava de um lugar para submergir por um tempo e, ao embarcar no vôo 815 da Oceanic, conseguiu. Como um dos sobreviventes do acidente aéreo, Jeff tem todo o tempo do mundo para refletir suas péssimas escolhas.

Divulgação
Ficção baseada no universo de Lost fala sobre a ambientalista Faith
Ficção baseada no universo de Lost fala sobre a ambientalista Faith

A vida na ilha parece até despertar nele uma renovada inspiração artística, porém, seus novos desenhos assumem um aspecto sinistro. Ele começa a ter sonhos terríveis. E depois chegam as vozes, junto com sentimentos de culpa e aflição. Será que a ilha está tentando dizer alguma coisa para ele? Ou será que seu passado está finalmente cobrando seu preço?

Em "Lost: Risco de Extinção", a ambientalista Faith entra no vôo Oceanic 815 carregada de culpa. Depois do acidente, ela detém conhecimentos que podem ser vitais para a sobrevivência do grupo, mas muitos suspeitam que ela possa utilizar os mesmos para aterrorizá-los.

"Lost: Bad Twin" é o último romance escrito pelo grande escritor Gary Troup, desaparecido desde o incidente do vôo Oceanic 815. A história promete mistérios que vão encantar até mesmo os que não são fãs de Lost.

 
Voltar ao topo da página