Livraria da Folha

 
27/12/2009 - 12h28

J. K. Rowling é a autora que mais vendeu livros na década, segundo "The Guardian"

da Livraria da Folha

AP
Personagem Harry Potter, criado por J.K. Rowling (foto), ganhará parque temático
J.K. Rowling, de Harry Potter, vendeu mais de 29 milhões de livros nos últimos dez anos

Apesar de já não figurar no topo das listas de livros mais vendidos de todo o mundo, as aventuras do bruxinho Harry Potter venderam mais do que quaisquer outros títulos nos últimos dez anos. Segundo o jornal britânico "The Guardian", que se baseou em dados do Nielsen Bookscan, mais de 29 milhões de exemplares de J. K. Rowling foram comercializados.

Com menos da metade deste volume de livros vendidos no mesmo período (cerca de 14 milhões), o autor Roger Hargreaves ficou na segunda posição --atualmente, ele não possui obras editadas no Brasil disponíveis no mercado. Dan Brown, de "O Símbolo Perdido" e "Código da Vinci", vendeu mais de 13 milhões de volumes, conquistando o terceiro lugar.

A autora da série de maior sucesso em 2009, Stephenie Meyer, figura em uma modesta 23ª colocação, com aproximadamente 5,5 milhões de exemplares comercializados. No entanto, vale ressaltar que as aventuras de Bella Swan e Edward Cullen, iniciadas em "Crepúsculo", foram lançadas apenas em 2005.

O único escritor brasileiro a figurar na lista é Paulo Coelho, de "O Alquimista" e "Diário de um Mago". De acordo com a reportagem, foram vendidas neste período pouco mais de 2,2 milhões de cópias de suas obras, assegurando-lhe a 85ª posição do ranking.

 
Voltar ao topo da página