Livraria da Folha

 
27/12/2009 - 22h02

Livro esmiúça a arte contemporânea por meio de perfis de artistas

da Folha Online

Divulgação
Crítico lista o envolvimento de dez artistas com a arte contemporânea
Crítico lista o envolvimento de dez artistas com a arte contemporânea

Em "As Vidas dos Artistas" (BEI, 2009), o norte-americano Calvin Tomkins destaca que as vidas que os artistas contemporâneos levam hoje são essenciais para dar rumo à arte que desenvolvem. Para o autor, não é possível dissociar vida e obra, já que a arte está diretamente ligada à ânsia e aos questionamentos humanos.

Neste livro, o crítico da revista "The New Yorker" lista dez grandes nomes da arte atual que representam, cada um a seu modo, estilos específicos. Por meio dessas biografias, Tomkins tenta compreender as obras criadas por eles, e a pressão do mercado para que criem uma "marca" ou estilo próprio. Há dois caminhos: render-se ou ignorar as tendências e se reinventar. Eles optaram por inovar.

Entre os perfilados por Tomkins estão Jeff Koons e Damien Hirst, herdeiros da arte ultrajante, focada na mídia e que se alimenta de influências nas áreas do entretenimento, das celebridades e do consumo capitalista. Já Cindy Sherman evita os holofotes, e aposta em identidades mutantes.

Todos os perfis foram publicados na "The New Yorker" na década passada. Passaram por reedição, com alterações e atualizações, para compor este volume.

*

"As Vidas dos Artistas"
Autor: Calvin Tomkins
Editora: BEI
Páginas: 280
Quanto: R$ 57
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página