Livraria da Folha

 
05/01/2010 - 08h38

Em "semibiografia", Luis Buñuel compõe mais um grande roteiro

da Livraria da Folha

Para escrever "Meu Último Suspiro" (Cosac Naify, 2009), o cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983) convidou o companheiro e roteirista francês Jean-Claude Carrière para auxiliá-lo a compor um grande roteiro pessoal no início da década de 1980: da descrição dos tempos de escola às dúvidas e certezas que o levaram a estabelecer o surrealismo no cinema, em parcerias com o pintor Salvador Dalí e o escritor Federico García Lorca.

Divulgação
Edição reúne seleção de imagens do acervo do cineasta espanhol
Edição reúne seleção de imagens do acervo do cineasta espanhol

O volume é um registro das memórias pessoais e cinematográficas de Buñuel. Por conta das armadilhas que as reminiscências podem pregar, ele alerta o leitor logo no primeiro capítulo da obra: "Indispensável e onipotente, a memória é também frágil e vulnerável. Não apenas é ameaçada pelo esquecimento, seu velho inimigo, como pelas falsas recordações que dia após dia a invadem".

Buñuel mescla, como na grande tela, doses de sensações, devaneios e, claro, surrealismo. Ele classifica "Meu Último Suspiro" como um livro "semibiográfico", porque consegue perder-se na trama como em um romance picaresco. "Rendendo-me ao encanto irresistível da narrativa inesperada, talvez ainda subsistam algumas falsas recordações, a despeito da minha vigilância. Repito: isso tem importância irrisória. Sou feito de meus erros e minhas dúvidas, assim como de minhas certezas", explica o mestre do surrealismo cinematográfico.

A edição reúne uma seleção de imagens inéditas do acervo do cineasta espanhol, cedidas por seu filho, Juan Luis Buñuel.

*

"Meu Último Suspiro"
Autor: Luis Buñuel
Editora: Cosac Naify
Páginas: 376
Quanto: R$ 55
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página