Livraria da Folha

 
29/12/2009 - 12h42

Rolling Stones, Lennon, AC/DC e Engenheiros do Hawaii "viraram" livros em 2009

da Folha Online

Muitos dos livros lançados em 2009 tiveram como tema a história de grandes bandas nacionais e internacionais. Os fãs de Rolling Stones, por exemplo, tiveram acesso a mais de 300 fotografias bombásticas do grupo, em um dos períodos mais revolucionários do século 20.

A primeira mulher de John Lennon também decidiu contar tudo sobre o seu relacionamento com uma das maiores lendas da música, enquanto o líder do Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, resolveu publicar detalhes da trajetória da banda. O AC/DC, que se apresentou em São Paulo no fim deste ano, também foi tema de um livro, escrito por uma jornalista que acompanhou os músicos até o estrelato internacional.

Divulgação
Primeira mulher de John Lennon conta tudo sobre o relacionamento com o músico
Primeira mulher de John Lennon expõe sua relação com o músico

*

Saiba mais sobre as produções literárias:

"Rolling Stones: o Começo" - A partir de uma experiência pessoal privilegiada, o fotógrafo dinamarquês Bent Rej registrou em surpreendentes e raras fotografias a intimidade de um dos maiores grupos de rock de todos os tempos. Convidado a participar da turnê do grupo pela Europa durante o lançamento de "Satisfaction" em meados da década de 60, o fotógrafo teve acesso aos palcos e bastidores de uma banda que conquistava a fama mundial. São mais de 300 fotografias bombásticas sobre um dos períodos mais revolucionários do século 20.

"John" - Cynthia Lennon, primeira mulher do ex-Beatles, é testemunha viva dos acontecimentos que formaram uma das maiores lendas da música. Ela conheceu John Lennon na faculdade de arte, e o relacionamento entre eles, que coincidiu com o começo do fenômeno dos Beatles, estendeu-se pelos dez anos mais importantes para o grupo. Pela primeira vez, Cynthia não apenas lança uma luz nova e fascinante sobre aquela época lendária, mas também conta a história pessoal, completa e extraordinária de seu casamento com o homem que se tornaria o mais idolatrado e admirado dos integrantes da mais importante banda de rock de todos os tempos.

Divulgação
Humberto Gessinger conta detalhes do Engenheiros do Hawaii
Humberto Gessinger conta detalhes do grupo Engenheiros do Hawaii

"Pra Ser Sincero" - Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado Frumelo & Os Sete Belos, mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar: Engenheiros do Hawaii. Vinte e cinco anos depois dessa estreia, Humberto Gessinger --que acompanhou todas as formações desde o primeiro show-- lança neste livro seu olhar sobre a trajetória do grupo, sobre cada uma das composições e revela curiosidades e bastidores das gravações. Com fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, letras comentadas e um diário de 1984 a 2009, "Pra Ser Sincero" é um livro sobre uma banda que era para ter durado uma noite só, mas que acabou escrevendo um capítulo da história do rock brasileiro, mesmo estando longe demais das capitais.

"A História da Banda AC/DC" - Este livro é escrito pela jornalista Susan Masino, que conheceu a banda durante a turnê de 1977. Ao longo dos anos, ela permaneceu em contato com eles e viu de perto o AC/DC chegar ao estrelato internacional. O livro, que foi sucesso na Europa e Estados Unidos, traça a história da banda, desde seus primórdios, em Sydney, Austrália, no início dos anos 1970, além de detalhes como a trágica morte do vocalista Bom Scott, em 1980. A autora também conta como foi a escolha do novo front man, Brian Johnson, e os bastidores do álbum divisor de águas da história do rock, Black in Black, apontado pela RIAA (Recording Industry Association of America), orgão que controla o mercado fonográfico norte-americano, como o 2º álbum mais vendido da história. Essa é a primeira vez que um livro sobre a banda é traduzido para o português.

 
Voltar ao topo da página