Livraria da Folha

 
29/12/2009 - 08h31

Veja quais tipos de dicionários se destacaram em 2009

da Folha Online

A Livraria da Folha selecionou os dicionários e/ou compêndios que se destacaram em áreas distintas neste ano. Veja abaixo a lista dos verbetes que deram o que falar:

*

Adaptado ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa, o "Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" reúne de 442 mil entradas, locuções e acepções à sinônimos, antônimos e um quadro prático do uso do hífen. O volume vem acompanhado de um CD-ROM com a versão digital integral e informações adicionais, como conjugação eletrônica completa dos verbos e navegação por hipertexto. Para utilizar o CD-ROM é necessária a inserção de um código de segurança, no ato da instalação.

Já em "Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos", o leitor terá à sua disposição ricas e criativas de utilizar significados diversos de uma palavra. Os verbetes reúnem classificação gramatical, indicação do uso das palavras e exemplos extraídos da língua portuguesa.

Divulgação
Dicionário Lula
Dicionário traz discursos de Lula desde a militância sindicalista

Após dois anos de análise dos discursos e entrevistas do presidente, Ali Kamel decidiu traçar o perfil do político desde sua posse em 2003. Para tanto, o autor compôs "Dicionário Lula". Por meio da linguagem e dos discursos utilizados pelo presidente, Kamel mostra o militante sindicalista dos anos 80, emergindo como um homem que valoriza a família e Deus. Ele também aborda o assistencialismo como ferramenta fundamental para diminuir o distanciamento das classes.

"Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa (Edição de Bolso)" além de estimular o uso correto da língua portuguesa, o volume está enriquecido e ampliado, de acordo com a nova ortografia, inclusive com o acréscimo de cerca de mil verbetes.

E por último, destacamos um dicionário em outro idioma: "Dicionário de Termos de Negócios: Inglês". Com mais de 5.000 palavras e expressões essenciais que abrangem todos os aspectos do mundo dos negócios --como mercado de ações, comércio internacional, contabilidade e marketing--, a obra fornece um vocabulário especializado para empresários, executivos, estudantes e tradutores. O leitor terá à sua disposição modelos de correspondências comerciais, como carta de apresentação e currículo.

 
Voltar ao topo da página