Livraria da Folha

 
29/12/2009 - 14h21

Clássico que analisa o cinema nacional é relançado em versão de bolso e ampliada

da Livraria da Folha

O crítico cinematográfico Jean-Claude Bernardet sempre se mostrou uma voz independente sobre como pensar o cinema nacional, apontando tanto contradições dos diretores do cinema novo quanto colocando luz em momentos pouco discutidos da história do cinema brasileiro, mostrando a importância com os primeiros cinejornais nas primeiras décadas do século 20 para o desenvolvimento da sétima arte no Brasil.

Divulgação
Clássico sobre o cinema nacional relançado em versão de bolso
Clássico sobre o cinema nacional relançado em versão de bolso

Publicado originalmente em 1979, "Cinema Brasileiro: Propostas para uma História", marcou época e abriu novas linhas de pesquisa sobre o tema. O livro, que após um longo tempo esgotado é agora relançado em versão de bolso, mostra que muitos diretores consideram o cinema estrangeiro a grande mazela para a produção nacional, mas ao mesmo tempo existe uma forte e danosa relação de dependência entre os cineastas brasileiros e o Estado, a quem atribuem a responsabilidade de bancar a produção nacional. Este tema, que por si só é extremamente presente atual devido à nova leva de filmes produzidos no Brasil, também é complementado nesta nova edição com diversos textos de Jean-Claude Bernardet veiculados pela imprensa nos últimos 30 anos.

Nessa história política do cinema brasileiro, o autor mostra como, durante boa parte do século 20, o Brasil foi um país sem produção cinematográfica industrial e com dificuldade de engendrar uma expressão cultural própria. No conforto de consumir cinema importado, o espectador brasileiro habituara-se a "ler" os filmes. A produção nacional surgiu do esforço de um grupo de pessoas com diferentes interesses na área do cinema e respondeu tanto ao apelo nacionalista como ao desejo de criar uma área de ação no país.

*

"Cinema Brasileiro: Propostas para uma História"
Autor: Jean-Claude Bernardet
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página