Livraria da Folha

 
01/01/2010 - 08h34

Por que ler ou reler os clássicos da literatura em 2010?

da Folha Online

Em "Por Que Ler os Clássicos", Italo Calvino enumera 14 respostas relacionadas à leitura dos chamados "livros de peso". Uma delas esclarece de forma simples e sem muitas formulações o possível questionamento que ele não ousou formular, mas afirmar: "A única razão que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não ler os clássicos".

Divulgação
Italo Calvino responde "Por Que Ler os Clássicos" em 14 perguntas
Italo Calvino responde "Por Que Ler os Clássicos" em 14 perguntas

Para tanto a Companhia das Letras em parceria com a Penguin lançarão os clássicos no Brasil, a partir de 2010. Os melhores textos produzidos pela humanidade, com as melhores traduções e o melhor tratamento editorial estarão à disposição do leitor em breve.

O selo Penguin-Companhia editará em português as obras da coleção "Penguin Classics" e uma série de clássicos da língua portuguesa. Os primeiros títulos da coleção serão publicados no segundo semestre de 2010. "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, em nova tradução, "O Brasil Holandês", com seleção do historiador Evaldo Cabral de Mello e o volume "Jorge Amado Essencial", organizado por Alberto da Costa e Silva, figuram entre os lançamentos.

Uma edição especial de dois ensaios de Italo Calvino, com pequena tiragem, foi lançada no final de 2009. Em edição de bolso e capa dura, o exemplar reúne "Por Que Ler os Clássicos" e "As Odisseias na Odisseia", extraídos do livro "Por Que Ler os Clássicos", de Calvino, publicado pela Companhia das Letras, em 1991.

 
Voltar ao topo da página