Livraria da Folha

 
01/01/2010 - 16h29

"Linhas e Bolinhas" foi o livro infantil mais vendido em 2009; veja lista

da Livraria da Folha

As vendas dos livros na categoria infantil de 2009 foram lideradas pela obra "Linhas e Bolinhas", um livro animado que transporta as crianças para o mundo dos animais e mostra as características de cada um. Outro título que ocupou a segunda posição nas vendas, tanto no mês de dezembro, quanto do ano inteiro foi "O Pequeno Príncipe", com a clássica história do pincipezinho viajente de outro planeta.

Entre os mais vendidos no mês de dezembro de 2009, o destaque é para o livro "Foi Feito por Mim", que ensina às crianças fazerem artezantos e atividades manuais. Os livros com pop-up também aparecem entre os destaques nas duas listas, com clássicos ilustrados, como "Moby Dick", ou animais selvagens, como "Predadores".

Confira abaixo as listas dos cinco mais vendidos da categoria infantil em dezembro e no ano todo:

-

DEZEMBRO

Divulgação
O livro ensina as crianças a costurar, bordar e tricotar
O livro ensina as crianças a costurar, bordar e tricotar

1. "Foi Feito por Mim" - Repleto de imagens coloridas, o livro ensina as crianças a costurar, bordar, tricotar, criar acessórios e caixas de costura. Com as técnicas explicadas passo a passo, os pequenos aprenderão a fazer bolsas personalizadas, camisetas decoradas e bonequinhas bordadas.

O livro traz ainda ideias criativas e divertidas para criar almofadinhas e flores de feltro, laços, pulseiras, porta-chaves, sacolas, cachecóis e gorros de tricô. Os pontos são fáceis de aprender e ilustrados por etapas. Uma bela opção para quem quer aprender a fazer artesanato e costurar de maneira criativa e lúdica.

2. "O Pequeno Príncipe" - Apesar da presença explícita de dois personagens e do registro de um diálogo entre o aviador e uma criança, diversos aspectos autobiográficos estão presentes nesta narrativa, publicada pela primeira vez em 1945.

Este clássico que já vendeu 6 milhões de exemplares conta a história do principezinho originário do asteroide B612 que é encontrado pelo alter ego do escritor francês Saint-Exupéry. Num misto de autor na obra e obra na vida do autor, a trama do minigovernante mais influente e conhecido do universo literário é traçada de forma delicada e criativa.

Utilizando seus conhecimentos como aviador, o escritor compõe um narrador-autor que também é aviador e encontra o pequeno príncipe no deserto do Saara por conta de uma pane em seu avião. E assim, os caminhos e as histórias de ambos começam a se cruzar.

Divulgação
Livro animado conta como o Menino Jesus nasceu e mostra como montar presépio
Livro animado conta como o Menino Jesus nasceu e mostra como montar presépio

3. "A História do Natal" - Voltado para o público infantil, o livro conta a história de José e Maria, do nascimento do menino Jesus, como foi a viagem à Belém, quem foram os três Reis Magos e como surgiu o Natal.

Ricamente ilustrado e com páginas que trazem os cenários em pop-up, permite que as crianças interajam com o livro por meio de jogos e brincadeiras educativas.

A edição traz ainda personagens em papel-cartolina que podem ser destacados do livro. O leitor pode montar seu próprio presépio em cima das páginas que trazem cenários da história.

Divulgação
Os perigosos predadores da natureza, como os crocodilos
Os perigosos predadores da natureza, como os crocodilos

4. "Predadores" - Os pequenos vão ficar cara a cara com perigosos predadores da natureza, como crocodilos e aranhas. Através de belas imagens que saltam das páginas, a criança se diverte ao mesmo tempo em que aprende curiosidades sobre esses animais em risco de extinção, como características para diferenciar as espécies, como fugir em caso de ataque, e informações sobre suas presas e hábitos alimentares.

As páginas trazem pop-ups que mostram detalhes e fichas com dados importantes sobre a águia, o tigre e o urso, entre outros animais incríveis. A diversão e o aprendizado estão garantidos.

5. "O Sítio do Picapau Amarelo" - O livro é um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, escrita no começo do século 20 pelo grande autor Monteiro Lobato.

O livro traz as aventuras da turma de Narizinho, Pedrinho e a boneca de pano Emília no sítio de Dona Benta, onde costumam passar as férias.

Com uma vasta gama de outros personagens que exploram a riqueza cultural e folclórica do Brasil, as histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo ganharam lugar de destaque no imaginário popular brasileiro, tornando-se objeto de incontáveis releituras, montagens teatrais e adaptações televisivas.

-

ANO INTEIRO

Divulgação
As crianças identificam os bichos que têm linhas ou bolinhas
As crianças identificam os bichos que têm linhas ou bolinhas

1. "Linhas e Bolinhas" - O livro é um grande brinquedo na mão de um "leitor mirim" porque são levados para um mundo não-cotidiano, de histórias cheias de surpresas e imprevistos, que divertem, causam medo, emocionam.

"Linhas e Bolinhas" tem a qualidade de estabelecer essa relação lúdica e prazerosa entre o pequeno leitor e seu livro. Identificando os bichos que têm linhas e os que têm bolinhas, as crianças se divertem e, ao final, encontram um porquinho que não tem nem uma coisa nem outra, mas, por outro lado, tem um rabo de molinha.

Ao virar a última página, escuta-se o guincho do porco!

2. "O Pequeno Príncipe" - Veja descrição acima.

Divulgação
Adaptação em quadrinhos do clássico Moby Dick em pop-up
Adaptação em quadrinhos do clássico Moby Dick em pop-up

3. "Moby Dick" - Moby Dick, a saga épica de Herman Melville, ganha versão com dobraduras tridimensionais, em adaptação inédita para os quadrinhos. Projetado por Sam Ita, um dos grandes nomes da engenharia de papel, este livro traz desenhos espetaculares que saltam da página e dão movimentos fantásticos aos personagens.

A obra é um convite para o leitor acompanhar a obsessiva busca do capitão Ahab pela baleia branca, que o feriu e alimentou sua sede por vingança, e entrar no clima dos marinheiros audazes, viajando com eles pelos sete mares.

4. "Histórias Diversas" - Um livro infantil publicado originalmente em 1947, nas obras completas de Monteiro Lobato. Algumas das histórias que compõem a obra teriam se transformado em livros, não fosse a morte do autor, um ano depois. Entre elas estão "As Botas de Sete Léguas", "Uma Pequena Fada" e "O Museu da Emília".

A naturalidade com que Monteiro Lobato contruía seus personagens fez com que eles não perdessem a atualidade e, por isso, são lembrados até hoje. Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde e a incrível boneca Emília convidam à leitura e promentem divertir os leitores infantis.

5. "A Bela Adormecida" - Imagine Cebolinha, Magali, Cascão, Mônica e seus amiguinhos em um conto de fadas. Se a turminha já apronta em aventuras do dia a dia, o que diremos quando se trata de um clássico das histórias mundiais?

Cada livro da coleção "Clássicos Ilustrados" traz um conto clássico famoso no mundo inteiro. Neste volume, o escolhido é "A Bela Adormecida", com cenário, roupagens e trama de Mauricio de Souza. E a Turma da Mônica, claro, no elenco.

 
Voltar ao topo da página