Livraria da Folha

 
04/01/2010 - 15h49

Há 45 anos morria o poeta britânico T. S. Eliot

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra traz coletânea de alguns dos maiores poemas de T. S. Eliot
Obra traz coletânea de alguns dos maiores poemas de T. S. Eliot

No dia 4 de janeiro de 1965 morria em sua casa em Londres o poeta e crítico literário T. S. Eliot, modernista que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1948 e que revolucionou a poesia na língua inglesa. Ele morreu de enfisema pulmonar, decorrente do fumo.

Eliot Nasceu em St. Louis nos Estados Unidos em 1888, mas se mudou para a Inglaterra no começo da Primeira Guerra Mundial, se naturalizando britânico em 1927. Essa existência dividida entre dois países seria de grande importância para sua obra. O autor disse em uma entrevista para a revista "The Paris Review" que "A minha poesia não seria o que é se eu tivesse nascido na Inglaterra, e também seria diferente se eu tivesse ficado nos Estados Unidos. Ela vem de uma combinação dessas duas partes. Mas a fonte, a nascente emocional, vem dos Estados Unidos".

Os poemas mais significativos de T. S. Eliot podem ser encontrados no livro "Poesia T.S. Eliot", obra traduzida à língua portuguesa pelo poeta Ivan Junqueira. O trabalho de Junqueira propõe uma ousada readaptação da densa obra de Eliot para o nosso idioma, tentando manter o tom dos originais.

 
Voltar ao topo da página