Livraria da Folha

 
05/01/2010 - 17h09

Veterano da ficção científica nacional lança romance de história alternativa

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra de imagina a América descoberta por portugueses
Obra de imagina a América descoberta por portugueses

E se os portugueses tivessem acreditado em Colombo, descoberto eles a América e se aliado às civilizações que aqui floresciam?

Esse é o ponto de partida para "Xochiquetzal: Uma Princesa Asteca entre os Incas", romance de estréia do carioca Gerson Lodi-Ribeiro. Apesar de se tratar da primeiro romance de autor, Lodi-Ribeiro é conhecido entre os amantes da ficção científica e história alternativa desde os anos 80, com a publicação de contos em fanzines e por diversos contos publicados tanto no Brasil quanto no exterior. O escritor também é um dos criadores da história por trás do jogo espacial Taikodom, game brasileiro do gênero multiplayer online -no qual os jogadores se enfrentam em um mundo persistente através da internet.

Xochiquetzal é casada com um dos maiores navegantes do Reino, o almirante Vasco da Gama, e o acompanha em suas viagens às terras distantes d'Além Mar. Com seu ponto de vista entre o irônico e o terno sobre a relação entre Portugal e as terras do novo continente, chamado de Cabrália, ela nos conduz em um admirável mundo novo - tanto para ela quanto para nós - em que portugueses e cabralianos se uniram para singrar os mares nunca antes navegados numa crônica minuciosa, divertida e emocionante, passando pela lendária Calicute até a misteriosa Cusco nas Alturas. O cotidiano da guerra, do mar e da relação entre duas pessoas tão diferentes é narrado de forma tão convincente que, no final, talvez fique a dúvida ao leitor sobre qual realidade seria 'verdadeira' e qual seria criada pelo escritor.

 
Voltar ao topo da página