Livraria da Folha

 
07/01/2010 - 12h50

Filme inspirado em livro de descendente de Darwin chega ao Brasil em março

da Livraria da Folha

Divulgação
Longa baseado em biografia escrita por tataraneto mostra lado humano e familiar do cientista
Longa baseado em biografia escrita por tataraneto mostra lado humano e familiar do cientista

O filme "Criação", que conta a história do cientista britânico Charles Darwin e está estreando nos Estados Unidos, foi baseado no livro "Annie's Box", escrito por Randal Reynes, tataraneto do criador da teoria da Evolução.

A obra, que ainda não possui edição nacional, se concentra no relacionamento do naturalista com sua família, em particular com a perda da filha Annie aos dez anos, e como essa tragédia influenciou a visão de Darwin sobre a religião. A adaptação para o cinema chegará ao Brasil em 26 de março e tem Paul Bettany e Jennifer Connelly no elenco.

E Randal Reynes não é o único descendente do cientista a escrever sobre o antepassado ilustre. Seu pai e bisneto de Darwin, Richard Keynes, organizou a obra "Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle", que traz diários e registros, além de desenhos e pinturas feitos pelo naturalista e por outros viajantes do HMS Beagle.

Outros livros que tratam dessa famosa viagem, que foi determinante para a criação da teoria da evolução descrita em "A Origem das Espécies", são os dois volumes da série "Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo".

 
Voltar ao topo da página