Livraria da Folha

 
07/01/2010 - 22h16

Companhia das Letras relança livro de Zélia Gattai

da Livraria da Folha

A Companhia das Letras vai relançar, neste mês, o livro de memórias "Um chapéu para viagem", de Zélia Gattai (1916-2008), lançado originalmente em 1982 pela editora Record.

Neste seu segundo livro (após a estreia em 1979 com "Anarquistas, Graças a Deus"), ela relata sua longa viagem sentimental como mulher e testemunha fiel do marido célebre, Jorge Amado (1912-2001).

Monte sua biblioteca com livros de Zélia Gattai

Juntos, atravessam os anos do Estado Novo e os perigos da política. Foi em plena militância, em uma reunião do Comitê pela Anistia, que Jorge viu sua futura esposa pela primeira vez. Este e outros episódios do início da relação que duraria mais de cinquenta anos são narrados por Zélia com a prosa envolvente e despretensiosa de sempre.

Divulgação
"Um Chapéu Para Viagem", escrito por Zélia Gattai, é relançado pela Companhia das Letras neste mês
"Um Chapéu Para Viagem", escrito por Zélia Gattai, é relançado pela Companhia das Letras neste mês

Neste livro, que traz um caderno com fotos da época, o mundo da política e da literatura se embaralham, assim como a nitidez dos eventos históricos e a turvação da memória pessoal. As origens familiares e as recordações da juventude de Jorge e de Zélia se misturam às ações corriqueiras do presente e aos sobrevoos da imaginação. Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Carlos Lacerda, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e outros personagens célebres se confundem com parentes distantes cheios de histórias curiosas.

Na literatura de Zélia, escrita em forma de mosaico, há espaço para todos. As histórias ziguezagueiam do Rio a Ilhéus, de Porto Alegre a Paris, de Montevidéu ao interior do Ceará. A previsão de lançamento do livro é para 27 deste mês.

 
Voltar ao topo da página