Livraria da Folha

 
11/01/2010 - 08h15

Relembre o panelaço de Tina, a participante que sacudiu o ibope do "Big Brother"

da Livraria da Folha

Divulgação
Tina armava brigas homéricas na casa do reality show da Globo
Tina armava brigas homéricas na casa do reality show da TV Globo

Em 2002, protestar nas ruas fazendo barulho com panelas era a moda rebelde da época. Tudo por conta da Argentina, mergulhada em uma crise econômica e política, que empobreceu o país vizinho e reacendeu as manifestações, a exemplo do que ocorreu com as passeatas das históricas Mães da Praça de Maio contra os desaparecimentos de seus filhos na época da ditadura. No mesmo ano, no Brasil, os panelaços dos argentinos ganharam um tipo de notoriedade bem diferente.

A jogadora de futebol Tina salvou a audiência da Globo promovendo panelaços dentro da casa da segunda edição do "Big Brother Brasil". Ela armava confusão, brigava com todo mundo, foi xingada diante das câmeras, chamada de "louca", "vaca", e não demorou para ser o principal motivo de o brasileiro ligar a TV no reality show.

Após ser eliminada da casa, com 63% dos votos dos telespectadores e sem receber a solidariedade dos seus colegas de confinamento, ela lançou um livro contando suas impressões sobre o programa da Globo, que estreia nesta terça-feira (12) sua 10ª edição. O nome do livro é "Os Bastidores de Uma Panela de Pressão".

Divulgação
Relembre a passagem de Tina pelo programa mais visto da TV no verão
Relembre a passagem de Tina pelo programa mais visto da TV no verão

No "BBB 2", muitos telespectadores ainda acreditavam que a seleção para participar do reality show era pura, ou seja, os interessados mandavam seus vídeos, que seriam avaliados pela produção, e os mais interessantes teriam a chance de mostrar sua personalidade para todo o país. Só depois, ficou evidente que a Globo faz convites até a quem nunca perdeu seu tempo e dinheiro de gravar um vídeo.

Em "Os Bastidores de Uma Panela de Pressão", Vanessa Cristina Soares Dias, nome de batismo de Tina, tenta matar a curiosidade dos fãs sobre a seleção dos participantes e a vida dos confinados antes e depois de tanta exposição pública sobre seus hábitos e opiniões. Ela conta como é ficar trancafiada dentro de uma casa com estranhos e como os episódios são dirigidos.

Antes de colocar fogo no circo do "Big Brother", Tina trabalhou em uma produtora de São Paulo. Ela cuidava das transcrições de depoimentos de vídeos. Também cursava faculdade de Turismo. Suas esquisitices no reality show foram responsáveis por um excelente desempenho do programa no Ibope. Quando Tina chamou um dos participantes de "viado", a audiência chegou a bater 40 pontos. Ninguém conseguia desgrudar do canal vendo aquela mulher batendo panelas durante uma noite inteira sem deixar ninguém dormir.

*

"Bastidores de uma Panela de Pressão"
Autora: Tina (Vanessa Cristina Soares Dias)
Editora: Planetário
Páginas: 110
Quanto: R$ 22
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página