Livraria da Folha

 
11/01/2010 - 11h31

HQ nacional traz mistério e aventura em caçada pela mula sem cabeça

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Detetive misterioso precisa caçar a Mula sem Cabeça em quadrinho
Detetive misterioso precisa caçar a Mula sem Cabeça em quadrinho

Na história de "O Mistério da Mula sem Cabeça", um assassinato em um vilarejo fictício na Amazônia deixa inquieta a população local. Porém, se os moradores acreditam que a morte foi causada por um criminoso, um estranho detetive suspeita que o autor do crime sequer é humano. Começa então a caçada pela temida mula sem cabeça.

O quadrinista Laudo Ferreira Jr., que ilustrou "O Mistério da Mula sem Cabeça", conversou com a Livraria da Folha sobre a obra, o folclore brasileiro e a ampliação de temas e público das HQs no Brasil. Veja também abaixo algumas páginas dessa HQ que mistura suspense e aventura com a mitologia brasileira.

*

Livraria da Folha - De onde veio a ideia de criar uma aventura com entidades do folclore nacional?

Laudo - Há muito tempo o Alex Mir [responsável pelo roteiro] comentou comigo essa história da mula sem cabeça, mas ideia ficou apenas na discussão. Depois apareceu uma oportunidade, resolvemos inscrever o projeto para o Projeto de Ação Cultural 2008 (PROAC) e ele venceu. Nós então criamos a HQ.

Livraria da Folha - Conte um pouco da história da HQ.

Laudo - Logo na primeira página nós explicamos a existência de um antigo portal que separa o nosso mundo de uma dimensão onde estão os mitos, como lobisomens e caiporas. Essas entidades são mantidas no seu universo devido a um pêndulo, que desaparece. É então que ocorre um assassinato na cidade de Esperança e um detetive especialista em aparições de seres fantásticos vai investigar o caso.

Livraria da Folha - Como foi criar esse "Van Helsin tupiniquim?"

Laudo - Foi bem divertido, pois ele é um personagem também misterioso dentro da história e nos deu espaço para lidarmos com a mitologia em torno da mula. Por exemplo, em determinado momento ele brinca com o fato dela ser a mulher do padre. Além de outros temas, como rituais indígenas.

Livraria da Folha - Qual você considera a importância de usar a mitologia nacional em iniciativas como essa?

Laudo - O leitor brasileiro importa muitas entidades de outras culturas, como a grande febre dos vampiros românticos de agora, mas nós temos um folclore muito rico que também pode ser desenvolvido em histórias de quadrinhos ou livros. Eu acredito que "O Mistério da Mula sem Cabeça", que poderia ser descrito como uma aventura descompromissada, pode incentivar os leitores nesse sentido.

Livraria da Folha - Temos diversos quadrinistas brasileiros ganhando espaço no exterior e um número crescente de lançamentos nacionais. Você acha que os quadrinhos brasileiros estão em expansão?

Laudo - Eu acho que mais do que um aumento do mercado está tendo uma diversificação tanto da produção nacional quanto dos leitores. Eu mesmo trabalhei esse último ano em quadrinhos de temas bastante diversos, como uma HQ sobre a Proclamação da República, uma visão autoral da vida de Jesus, chamada Yeshuah, além dessa aventura da mula sem cabeça. E também nos eventos de lançamento ou divulgação nós estamos encontrando cada vez mais um leitor que você percebe que não é consumidor habitual de quadrinhos, mas gente que está descobrindo agora esse formato.

Livraria da Folha - O uso do folclore para aventuras e mistério é bem amplo, mas pouco abordado. Vocês planejam continuações para a história da mula?

Laudo - Nós vamos ver como fica esse lançamento, mas temos ideias de possíveis continuações sim. Não revelamos ainda todos os mistérios na história.

*

Divulgação
Divulgação

*

"O Mistério da Mula sem Cabeça"
Roteiro: Alex Mir
Desenho: Laudo Ferreira Jr.
Arte Final e Cor: Omar Viñole
Editora: Via Lettera
Preço: R$ 25,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página