Livraria da Folha

 
08/05/2010 - 21h26

Livro narra a passagem de Darwin pelo Brasil; leia trecho

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No século 19, o britânico Charles Darwin, com apenas 22 anos, embarcou no HMS Beagle. O afamado navio zarpou em missão de levantamento topográfico da América do Sul e regiões circunvizinhas.

Divulgação
Livro mostra como Darwin mudou o mundo com ideias revolucionárias
Livro mostra como Darwin mudou o mundo com ideias revolucionárias

A jornada, prevista para cerca de 20 meses, estendeu-se por cinco anos e determinou toda a carreira do naturalista.

O livro "Darwin", escrito pelo jornalista e colunista da Folha de S.Paulo Marcelo Leite, parte da coleção "Folha Explica" , aborda de forma dinâmica as questões essenciais da obra de Darwin, usando a vida do cientista como fio condutor.

Quando surgia a oportunidade de aportar, o jovem cientista coletava espécimes em terras pouco exploradas, onde começou a formular as ideias que culminariam no volume "A Origem das Espécies", conhecido como "o livro que abalou o mundo", um marco no modo do ser humano considerar a própria existência e na história das ciências.

Abaixo, leia um trecho do livro.

*

O plano original da viagem do Beagle previa um cruzeiro de dois anos, mas ele se prolongaria por cinco, de dezembro de 1831 a outubro de 1836. Quase quatro desses cinco anos - até outubro de 1835 - forma despendidos na America do Sul, nos tediosos levantamentos geográficos que compunham a missão principal do navio e seu capitão.

As longas campanhas de medições pela equipe de FritzRoy, que demandavam semanas e mais semanas numa mesma região, representavam para Darwin a oportunidade de embrenhar-se pelo continente em excursões terrestres para observações geológicas e coleta de espécimes de fauna e flora, que o jovem naturalista remeteria para o Reino Unido, durante toda a viagem, aos cuidados de Henslow. Não é de estranhar, assim, que, com todo o tempo que Darwin dispôs na América do Sul, esta tenha se tornado o epicentro do terremoto que sobrevinha com a publicação de Origem das Espécies e a teoria da evolução por seleção natural nele exposta em 1859.

Depois de breve passagem pelas ilhas Canárias e pelo arquipélago de Cabo Verde, ambos ao largo da África, o Beagle aportou primeiro em Salvador da Bahia, rumando em seguida parar o Rio de Janeiro, onde permaneceu por três meses, até 5 de junho de 1932. A leitura do relato de viagem escrito por Darwin, A Viagem do Beagle que se converteria num grande sucesso quando de sua edição em 1839, revela que o Brasil - em que pese toda a exuberância tropical de espécies (o que hoje chamaríamos de biodiversidade) - terminou por fornecer pouca matéria-prima para Darwin no processo de desenvolver a teoria da evolução. Muito provavelmente isaso se deve ao fato de o jovem naturalista se encontrar, à época, numa fase, por assim dizer, de aquecimento como pesquisador sistemático, mas tanto a natureza como a sociedade brasileira de então deixariam impressões profundas em Darwin.

*

"Darwin"
Autor: Marcelo Leite
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 15,12
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página