Livraria da Folha

 
14/01/2010 - 09h39

Guardiã do diário de Anne Frank morre aos 100 anos; veja livro de bolso

da Folha Online

Reuters
Miep Gies (foto), que salvou o diário de Anne Frank dos alemães, morreu aos 100 anos
Miep Gies (foto), que salvou o diário de Anne Frank dos alemães, morreu aos 100 anos

"Miep e o Sr. Kugler carregam o maior fardo por nós e por todos que estão escondidos - Miep em tudo que faz, e o Sr. Kugler com sua enorme responsabilidade para com nós oito." A moça citada por Anne Frank em seu diário, no dia 26 de maio de 1944 --e que aparece por diversas vezes em suas anotações--, é Miep Gies, que morreu nesta segunda-feira (11), na Holanda, aos 100 anos.

A protetora da menina judia era a única sobrevivente do pequeno grupo de pessoas que conheciam o esconderijo onde a família Frank viveu por dois anos, de 1942 a 1944, em Amsterdão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a denúncia anônima que levou os alemães à casa onde estava Anne, que culminou na prisão de todos os que lá estavam escondidos, Miep foi a responsável por salvar o diário da garota, em 4 de agosto de 1944. As anotações viraram livro, traduzido para mais de 60 línguas, e um dos mais lidos do mundo.

Entre as várias edições disponíves, há uma versão de bolso, traduzida para o português e lançada em 2007 pela Bestbolso. Saiba mais sobre a obra:

*

"O Diário de Anne Frank"

Divulgação
Anotações da jovem judia agora aparecem em formato de bolso
Anotações da jovem judia agora aparecem em formato de bolso

De 12 de junho de 1942 a 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-belsen.

A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.

*

"O Diário de Anne Frank"
Autora: Anne Frank
Editora: BestBolso
Páginas: 378
Quanto: R$ 15,92
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página