Livraria da Folha

 
13/01/2010 - 21h15

Prouni completa cinco anos e pode sofrer alterações; veja livros sobre educação

da Livraria da Folha

Há exatamente cinco anos, em 13 de janeiro de 2005, o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionava a lei 11.096/05, criando o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em universidades particulares, destinadas a estudantes de baixa renda.

Meia década após sua criação, o Prouni já teve denúncias de irregularidades em bolsas e agora pode reservar vagas para portadores de deficiência. O Projeto de Lei 5943/09, em análise pela Câmara Federal dos Deputados, visa destinar 15% das bolsas de estudo a estudantes especiais.

Para comemorar o aniversário do projeto, a Livraria da Folha preparou uma seleção especial de títulos sobre educação. Confira abaixo.

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Analisa a vida e a obra de um dos maiores educadores do Brasil
Analisa a vida e a obra de um dos maiores educadores do Brasil

"Folha Explica: Paulo Freire" - Fernando José de Almeida analisa de forma objetiva a vida e a obra de um dos maiores educadores do Brasil. O autor apresenta uma reflexão introdutória sobre a "pedagogia do oprimido", criada por Freire, que parte do princípio de que ler é uma interpretação do mundo: ler é tomar consciência, a leitura e a escrita são práticas de liberdade.

Com obras traduzidas para mais de 20 línguas, Freire foi importante pela elaboração dos "projetos político pedagógicos", aplicados na escola contemporâneo. O leitor encontrará ainda um capítulo especial que apresenta uma cronologia e enumera as principais obras do educador.

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"USP para todos?" - Como superar as deficiências da formação obtida na escola pública e ingressar em uma das maiores universidades do país? Como permanecer nela, conciliando estudo e trabalho e usufruir tudo o que ela oferece? As respostas a essas questões são dadas por 17 homens e mulheres, com idade entre 21 e 42 anos, todos pertencentes aos segmentos populacionais com desvantagens socioeconômicas, oriundos de escolas públicas, entrevistados pelo autor em sua pesquisa de mestrado, agora transformada em livro.

Eles foram retirados de uma amostra obtida entre os ingressantes na USP em 2003, definida com rígidos critérios que permitiram selecionar apenas 54 estudantes, dentre milhares, que podiam ser considerados como realmente pertencentes às chamadas camadas populares.

Este livro representa uma importante contribuição aos estudos na área da sociologia da educação, que têm nas questões referentes à universidade o seu objeto de reflexão. Os dilemas e impasses do ensino superior público na tentativa de atender a esse público são vislumbrados neste estudo, que aponta para aspectos centrais do debate acadêmico.

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Pesquisador faz estudo minucioso sobre sistema educacional cubano
Pesquisador faz estudo minucioso sobre sistema educacional cubano

"A Vantagem Acadêmica de Cuba" - Partindo de um estudo minucioso sobre o sistema educacional cubano, o pesquisador e professor da Universidade de Stanford, Martin Carnoy, traça um perfil com as dificuldades e soluções para melhorar o ensino público. A partir de uma pesquisa minuciosa do que acontece em classes cubanas, chilenas e brasileiras, o autor chega a conclusões contundentes e instigantes sobre as razões da superioridade acadêmica de Cuba.

Uma das razões da superioridade do ensino cubano, apontada pela pesquisa, é a condição política de Cuba. O governo comunista do país estabelece sistemas efetivos de controle e avaliação de resultados para os gestores de ensino e professores. Além disso, existem vários programas de educação permanentes. O livro fala dos métodos cubanos, de seus resultados e analisa outros sistemas educacionais, sugerindo mudanças para sua melhoria.

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"Educação: Pelo Amor de Deus!" - Coletânea de artigos do empresário Antônio Ermínio de Moraes, publicados no jornal Folha de S. Paulo durante todos os domingos desde 1991. O tema central dos artigos e das preocupações do autor é a educação, que garante uma boa preparação profissional tanto para as empresas quanto para os jovens - por isso, o livro é altamente indicado para professores e alunos. Em todos os textos, a educação é a protagonista e ela é fator primordial para o desenvolvimento social e econômico.

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Autores abordam tema atual e complexo: os sistemas de avaliação
Autores abordam tema atual e complexo: os sistemas de avaliação

"Práticas de Avaliação Educacional" - Aborda um tema atual e complexo, independentemente do nível de ensino: os sistemas de avaliação. Geralmente ele integra aspectos cognitivos e emocionais que, segundo a opinião de alguns formadores, ainda se constituem em impasses para a compreensão do aluno como indivíduos diferentes, onde cada pessoa possui os seus limites, suas competências e suas capacidades.

Neste ponto, a obra representa uma contribuição crítica, sem, contudo, fornecer receitas prontas ou métodos conservadores de aplicação. Todos os materiais e instrumentos citados resultaram de inúmeras pesquisas realizadas durante os últimos quinze anos, contribuindo para as diferentes universidades européias nas discussões críticas em torno do conhecimento moderno e das novas metodologias, direcionadas às inovações continuadas nos sistemas de ensino.

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"Manual Prático para Elaboração de Monografias" - Destinado àqueles que estão iniciando o processo de pesquisa, este é um guia prático de orientação para a elaboração de trabalhos científicos. É, sem dúvida, uma fonte de informação no âmbito da formatação gráfica, que vai além dos parâmetros recomendados pela Organização Internacional de Normalização (ISO), e das normas técnicas ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

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Finalista do Prêmio Jabuti 2009, obra mostra avanços do setor no país
Finalista do Prêmio Jabuti 2009, obra mostra avanços do setor no país

"Educação a Distância" - Finalista do Prêmio Jabuti 2009 na categoria Melhor Livro de Educação, Psicologia e Psicanálise. Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mostra os avanços do setor no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem.

Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de ideias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo profissional que se dedica à educação a distância - quer no âmbito acadêmico, quer no corporativo - e apresentam a visão de pesquisadores especializados nas mais diversas áreas.

Entre os setores contemplados estão: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais, educação corporativa e muitas outras. Além disso, o livro aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EAD, as tecnologias associadas, o cenário internacional, a educação pelo trabalho, história, estatísticas da EAD no Brasil e muitos outros assuntos.

 
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