Livraria da Folha

 
14/01/2010 - 19h31

Livro explica o ano novo chinês na visão de uma criança brasileira

da Livraria da Folha

Divulgação
Um passeio pela cultura chinesa pelo olhar de uma criança brasileira
Um passeio pela cultura chinesa pelo olhar de uma criança brasileira

O universo da cultura oriental foi retratado pelo professor Inty Mendoza e pela jornalista Mônica Krausz no livro "Feliz ano novo! Um Passeio pela Cultura Chinesa". A história é contada pelo ponto de vista de João, um menino brasileiro que viaja com os pais para Pequim e assim, no dia a dia, vai aprendendo as primeiras palavras de mandarim, a língua oficial da China.

O aprendizado começa com algumas saudações, o nome dos parentes, as estações do ano, os meses, os números. Ele descobre também que na China o sobrenome das pessoas vem sempre na frente do nome, que o ano novo lá é comemorado por volta do mês de fevereiro e as pessoas celebram usando roupa vermelha.

O menino participa, então, de sua primeira comemoração do ano novo chinês, no começo da primavera e do calendário lunar. Desta forma, João descobre curiosidades sobre esta celebração.

De acordo com as tradições as crianças recebem dos mais velhos um envelope vermelho, com um dinheiro dentro. No jantar, os mais velhos se servem primeiro e o cardápio não é tão estranho assim - rolinho primavera e um tipo de pastelzinho cozido, parecido com o 'guioza' japonês e, de sobremesa, um bolo feito de massa de arroz.

Lá fora, acontece uma grande festa - a 'Dança do Leão', as casas iluminadas e enfeitadas de vermelho, as pessoas também vestidas de vermelho, estourando bombinhas e fogos de artifício e o 'boneco-leão' circulando pelas ruas.

"Feliz ano novo! Um Passeio pela Cultura Chinesa"
Autor: Mônica Krauz, Inty Mendoza
Editora: Escrituras
Páginas: 48
Quanto: R$ 18,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página