Livraria da Folha

 
15/01/2010 - 12h08

Adolescente perde mais de 70 quilos com "dieta do videogame"

da Livraria da Folha

Divulgação
Adolescente usou estratégias dos games para perder metade do peso
Adolescente usou estratégias dos games para perder metade do peso

O adolescente Taylo LeBaron conseguiu perder cerca de 70 quilos ao longo de dezoito meses quando tinha 14 anos e lançou o livro "Cutting Myself in Half: 150 Pounds Lost One Byte at a Time" que explica como a sua paixão por videogames o auxiliou nessa tarefa.

LeBaron falou em entrevista ao programa norte-americano "Today Show" que tinha uma vida sedentária e começou a tratar o emagrecimento como um game a ser detonado. Assim como fez com o Grand Theft Auto 4, do Xbox 360, no qual ele conseguiu todos os "achievements" possíveis, centenas de tarefas que os jogadores colecionam.

"A dieta tem diversos dos aspectos de um videogame", disse LeBaron, hoje com 17 anos, ao "Today Show" na quinta-feira 14. "Você tem inimigos, aliados e tem dinheiro. Você precisa ser esperto, ou ficará sem dinheiro e a sua pontuação precisa ser boa ao final do dia".

No caso, o "dinheiro" são as calorias. LeBaron as trata como um recurso a ser administrado, ele pode comprar (comer) um determinado número de calorias por dia, mas tem formas de ganhar direito a mais calorias, como se exercitando.

Criando o que ele chama de "Ultimate Fitness Game" (algo como "Super Jogo de Ficar em Forma"), ele calculou quantas calorias podia consumir por dia e as converteu em pontos. Por exemplo, cada cookie que comia custava 200 pontos, que ele poderia consumir apenas após ter adquirido a pontuação correndo ou andando de bicicleta por determinado tempo. Ele afirma que o seu livro pode ajudar outros adolescentes obesos na mesma situação, que poderiam utilizar conceitos familiares a eles para emagrecer.

Mas LeBaron não é o único que encontrou maneiras inusitadas de perder peso, mostrando que existem diversos jeitos criativos de vencer a balança. Confira abaixo mais algumas dietas diferentes.

*

Divulgação
Autora conta como perdeu peso dividindo as experiências
Autora conta como perdeu peso dividindo as experiências

A autora "Andréa Antonacci" escreveu o livro "Emagreci Fazendo um Blog", no qual conta como a sua experiência na internet a fez perder peso de maneira surpreendente. Após ganhar alguns quilos em um trabalho desgastante e sem muito ânimo para começar uma nova dieta, ela começou a trocar informações com outras pessoas que compartilhavam do mesmo sofrimento. Decidida a escrever um blog sobre o tema, a autora, além de trocar receitas de dietas e de alimentação com os leitores, recebeu todo o apoio e incentivo necessários para que seguisse firme em seu programa de reeducação alimentar. Sem grandes sacrifícios, ela conseguiu perder nove quilos e resolveu contar às pessoas como elas também poderiam obter os mesmos resultados, mas desta vez utilizando um livro.

*

Divulgação
Uma leitura do livro sagrado que o transforma em guia alimentar
Uma leitura do livro sagrado que o transforma em guia alimentar

Uma leitura da Bíblia que transforma o livro Sagrado em um guia alimentar para uma vida mais longa e saudável. "A Dieta de Jesus" foi inspirado em passagens do livro sagrado, e a autora nos orienta a adotar hábitos simples, como os de Jesus, que equilibram nosso corpo e espírito. Ao pesquisar a Bíblia e outros textos históricos, a autora chegou à surpreendente conclusão de que os hábitos alimentares praticados na época de Jesus são os mesmos que os maiores especialistas em nutrição pregam hoje em dia. E mostra como os leitores podem seguir os preceitos sagrados também à mesa. Heloisa Bernardes é terapeuta ortomolecular e autora de sete livros, e sua obra também é publicada em Portugal e no Japão.

*

Divulgação
Ajuda as mulheres a combater as mudanças de peso da menopausa
Ajuda as mulheres a combater as mudanças de peso da menopausa

"A Dieta da Menopausa" é indicada para todas as mulheres que desejam atravessar, de forma saudável, aquela que é considerada uma das etapas mais difíceis da vida feminina: a menopausa. Com base em importantes pesquisas de vanguarda, os autores mostram como o metabolismo feminino é afetado pela queda na produção de estrogênio e defendem a combinação entre alimentação balanceada e exercícios físicos regulares como o melhor caminho para contornar desconfortos típicos desse período. A leitora poderá descobrir soluções naturais para acabar com problemas como ondas de calor e perda da libido, além de ter acesso a um plano nutricional que atua como ferramenta poderosa para prevenir doenças, ter um corpo saudável e fazer com que a meia-idade seja a melhor fase da vida.

 
Voltar ao topo da página