Livraria da Folha

 
18/01/2010 - 11h07

Conheça os livros que brilharam no Globo de Ouro

da Livraria da Folha

Mark J. Terrill/AP
Meryl Streep recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia por seu papel em "Julie & Julia"
Meryl Streep recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia por seu papel em "Julie & Julia"

Mesmo que o filme de ficção científica "Avatar" tenha sido o grande prestigiado da 67ª premiação do Globo de Ouro, diversos longas adaptados de romances, séries que vieram de livros, roteiros e grandes personagens da literatura tiveram um papel proeminente no evento. Confira abaixo a relação.

-

Divulgação
Obra conta as dificuldades de uma adolescente obesa e analfabeta.
Obra conta as dificuldades de uma adolescente obesa e analfabeta.

Atriz Coadjuvante: Mo'Nique; por "Preciosa"

A atriz, apresentadora e comediante Mo'Nique venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em "Preciosa", adaptação do romance da norte-americana Sapphire. A obra acompanha a adolescente do Harlem Claireece Precious Jones que é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez de seu pai. Vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe, seu encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade.

Roteiro: "Amor Sem Escalas"

Ryan, um conselheiro profissional, ganha a vida ajudando empresas a reduzirem custos e, com isso, passa boa parte de seu tempo em aviões. Elogiado pela crítica internacional, é baseado no livro homônimo que a editora Record lançará ainda em janeiro. George Clooney faz o protagonista e como coadjuvante está Anna Kendrick, que também poderá ser vista como Jéssica em "Eclipse".

Divulgação
Roteiro original do aclamado filme de guerra de Quentin Tarantino.
Roteiro original do aclamado filme de guerra de Quentin Tarantino.

Ator Coadjuvante: Christoph Waltz; por "Bastardos Inglórios"

O ator austríaco Christoph Waltz venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua impecável interpretação do coronel Hans Landa, apelidado de "O Caçador de Judeus", em "Bastardos Inglórios", dirigido e escrito por Quentin Tarantino. O diretor afirmou que o personagem é o melhor que já escreveu e provavelmente o melhor que escreverá e que a interpretação de Waltz foi indispensável para a criação do filme, cujo roteiro original foi lançado no Brasil.

Música Original e Ator em Drama: "The Weary Kind" e Jeff Bridges; por "Crazy Heart"

A música tem um papel central nesse filme que acompanha a história de um músico country decadente, conforme ele sobrevive indo de bar em bar fazendo pequenas apresentações. O roteiro foi adaptado do romance homônimo escrito por Thomas Cobb, que não possui previsão de lançamento no Brasil. Jeff Bridges foi premiado como melhor Ator em um drama ao interpretar o protagonista, Bad Blake.

Divulgação
Duas vidas unidas por uma grande viagem pela gastronomia.
Duas vidas unidas por uma grande viagem pela gastronomia.

Atriz em Comédia ou Musical: Meryl Streep; por "Julie & Julia"

A atriz Meryl Streep recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical na adaptação de "Julie & Julia", um delicioso livro de memórias que se tornou best seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (prêmio dedicado a livros baseados em blogs). Em crise com o emprego, sem perspectivas e prestes a completar 30 anos, a americana Julie Powell decide dar uma reviravolta em sua vida. Ao encontrar na casa da mãe o livro "Mastering the Art of French Cooking", um clássico da cozinheira Julia Child, que apresentou as maravilhas da culinária francesa às donas de casa americanas, ela resolve executar todas as receitas do livro no prazo de um ano. Para relatar o feito, descreve suas experiências em um blog, que logo se torna um dos mais acessados da web, e acaba descobrindo a vocação de escritora.

Ator em Comédia ou Musical: Robert Downey Jr.; por "Sherlock Holmes"

Robert Downey Jr. recebeu o prêmio de Melhor Ator em Comédia ou Musical por esta adaptação dirigida por Guy Ritchie. Nela, o famoso detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Watson enfrentam um bandido envolvido em uma conspiração mortal que pode destruir a Inglaterra. O longa não é baseado em uma obra específica de Sir Arthur Conan Doyle, mas Holmes é um dos nomes mais conhecidos da literatura policial. Veja livraria dedicada ao autor e seu famoso personagem.

Divulgação
Livros sobre serial-killer com código de conduta que geraram a série.
Livros sobre serial-killer com código de conduta que geraram a série.

Ator de Série em Drama e Ator Coadjuvante de Série; Michael C. Hall e John Lithgow; por "Dexter"

Dois atores foram premiados por suas atuações na popular série "Dexter", que acompanha um serial-killer cativante que persegue e extermina apenas quem não merece estar vivo e ao mesmo tempo trabalha como perito da polícia de Miami. Michael C. Hall, que interpreta o protagonista, recebeu o prêmio de Melhor Ator de Série em Drama e John Lithgow o de Melhor Ator Coadjuvante de Série. Dois livros de "Dexter" já foram lançados no Brasil, "Dexter: A Mão Esquerda de Deus", livro que deu origem à série e no qual o matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante; e "Querido e Devotado Dexter", no qual um novo assassino em série assusta as ruas de Miami, tanto pela técnica quanto por sua ousadia.

 
Voltar ao topo da página