Livraria da Folha

 
18/01/2010 - 13h07

Coco Chanel prevalece como precursora da simplicidade e do conforto no vestuário

da Folha Online

Divulgação
Coco Chanel destacou-se como precursora do "pretinho básico", do conforto e da simplicidade
Coco Chanel destacou-se como precursora do "pretinho básico", do conforto e da simplicidade

No último domingo (17), teve início um dos eventos de moda mais aguardados do ano, o São Paulo Fashion Week. O tema deste ano é a internet. Na contramão das inovações e ao mesmo tempo a favor da simplicidade que o meio digital proporciona, o canal GNT estreou ontem a série "Coco Chanel". Chanel foi precursora do famoso "pretinho básico", além do bem-estar e naturalidade nos modelitos.

A vida da importante estilista francesa do século 20 está dividida em dois episódios. No primeiro, a atriz eslovaca Barbora Bobulova interpreta Chanel jovem, tempo em que se assume como estilista e começa a galgar seu espaço na moda. A infância pobre da estilista, a morte de sua mãe e o envolvimento em um triângulo amoroso também são mostrados neste episódio.

Na segunda parte, que será exibida no próximo domingo (24), às 19h, quem interpreta Chanel em idade avançada é a atriz Shirley MacLaine. A série não pretende mergulhar profundamente no legado da estilista, mas costurar sua trajetória focando os principais vincos que Chanel deixou na história da moda.

A Livraria da Folha selecionou quatro livros que detalham a vida de Chanel, cujo espírito, habilidade e sentido de estilo foram preponderantes para torná-la uma influência forte até hoje. Veja abaixo a seleção dos volumes.

*

Divulgação
Pequenos conhecerão a biografia da estilista francesa Coco Chanel
Pequenos conhecerão a biografia da estilista francesa Coco Chanel

Direcionado para o público mirim, "Diferente como Chanel" (Cosac Naify, 2009) conta a trajetória da estilista francesa --da infância pobre no orfanato ao emprego em uma alfaiataria e à abertura de sua primeira loja, financiada por um jovem aristocrata apaixonado por ela. Por meio das ilustrações, o autor deu vida a uma personagem de silhueta esbelta, com o inseparável colar de pérolas e a tesoura pendurada no pescoço. Desenhos do poeta Jean Cocteau e do caricaturista Sem também enriquecem as páginas do volume.

Para os adultos, "A Era Chanel" (Cosac Naify, 2007) detalha a biografia de Coco. Com cerca de 400 fotografias, retratos e desenhos, a obra apresenta o estilo incomparável da estilista, que era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais.

"Chanel: Seu Estilo e Sua Vida" (Arx, 2009) trata não só do estilo singular da estilista, mas também desvenda o porquê de seu nome ter se firmado na história da moda. A personalidade forte de Chanel impôs seu próprio estilo em suas criações. Com fotos e ilustrações, o volume pontua o talento da estilista.

Já em "Mademoiselle Chanel" (Editora Globo, 2004), Maria Adelaide Amaral mostra como Chanel construiu seu império da costura da simplicidade com estilo. Originalmente escrita em 1991, a peça aborda como ela foi inovadora e pioneira na libertação do corpo da mulher, e no conceito de conforto, sensualidade e luxo.

 
Voltar ao topo da página