Livraria da Folha

 
18/01/2010 - 16h15

Dois livros inspirados na obra de Jacques Tati chegam ao Brasil em fevereiro

da Folha Online

Em homenagem ao francês Jacques Tati (1907-1982), um dos diretores mais importantes do cinema mundial, a editora Cosac Naify lança no próximo mês o romance "Meu Tio" (Cosac Naify, 2010), escrito pelo roteirista Jean-Claude Carrière, e o livro-imagem "Na Garupa do Meu Tio" (Cosac Naify, 2010), do ilustrador David Merveille.

Divulgação
Sr. Hulot, personagem de Jacques Tati, não tem falas e nem sorri, mas possui enorme carisma
Sr. Hulot, personagem de Jacques Tati, não tem falas nem sorri, mas possui enorme carisma

Carrière baseou-se no filme homônimo de Tati para contar, em primeira pessoa, a história de um garoto de oito anos que compartilha suas impressões de mundo com o leitor. O menino vive dividido entre as regras impostas por seus pais --deslumbrados pelas facilidades que a vida moderna proporciona-- e a liberdade oferecida por um tio. O parente não se adapta a esse "mundo novo", e acaba por preservar as relações afetivas estabelecidas entre as pessoas e o meio no qual vivem, logo, a cidade.

O ilustrador e humorista Pierre Étaix, assistente no filme "Meu Tio" (1958) como criador de cenários, consegue transferir o universo criativo da grande tela para as páginas de "Meu Tio".

Já no livro-imagem "Na Garupa do Meu Tio", o ilustrador David Merveille desenha uma sequência de cenas que descrevem uma nova aventura do senhor Hulot pela cidade de Paris. Vários elementos, presentes no exemplar, foram retirados dos filmes de Tati e tomam corpo nas ilustrações de Merveille, como a casa de Hulot.

Por meio dos desenhos, o leitor percebe como o cineasta transformou o cotidiano em algo fantástico e também divertido. Em seus filmes, Tati interpretou Hulot, personagem que resiste à sociedade organizada e se refugia nos encantos e na ilusão de uma França pré-moderna.

 
Voltar ao topo da página