Livraria da Folha

 
19/01/2010 - 09h24

Professora escolhe os 50 maiores filósofos da história; leia trecho

da Folha Online

Divulgação
Da Grécia antiga ao século 20, este livro mostra a amplitude da Filosofia
Da Grécia antiga ao século 20, este livro mostra a amplitude da Filosofia

A Filosofia nasceu na Grécia no século 6 a.C. com um homem chamado Tales, oriundo de Mileto, cidade da Jônia. Esse homem, que entrou para a história como fundador da filosofia, colocou questões e se propôs a resolvê-las usando a razão --feito inédito na história.

Desde então, foram milhares de anos, milhares de homens que dedicaram suas vidas, saúde, família e fortuna para resolver os problemas da filosofia.

Com todo esse peso sobre os ombros, Diané Collinson, professora de filosofia da Open University, no Reino Unido, decidiu encarar o desafio de escolher os cinquenta maiores filósofos da história.

O fruto da investida é o livro "50 Grandes Filósofos" . O volume apresenta um amplo painel da evolução do pensamento racional, em forma de sínteses das ideias de grandes pensadores, na busca incessante pela verdade que é inerente à própria espécie humana.

*

PREFÁCIO

Adotei, como norma para cada filósofo incluído neste livro, um procedimento básico. Inicialmente, apresento um breve panorama dos elementos gerais da produção filosófica do autor em questão. Em seguida, ofereço informações de cunho biográfico e, por fim, faço uma exposição em torno dos aspectos que julguei mais relevantes, instigantes e reveladores de sua obra. Sempre que necessário e pertinente, recorri ao longo dos verbetes a menções e conexões com as idéias de outros pensadores afins. Minha intenção foi proporcionar ao leitor uma explanação breve, mas consistente, dos principais pontos de vista de cada um dos cinqüenta filósofos aqui selecionados. Ressalte-se que nenhum filósofo vivo foi incluído nesta publicação.

Ao final das resenhas, providenciei também uma série de informações de caráter didático, pensando exatamente naquele leitor que esteja se iniciando na filosofia, mas que desde já se mostre interessado em aprofundar seus estudos. Em primeiro lugar, elaborei uma série de notas explicativas, numeradas ao longo do próprio corpo do texto. Em segundo, incluí uma pequena lista dos demais filósofos tratados no livro e cujas idéias se relacionam, de uma forma ou de outra, com as do filósofo que é assunto da resenha em questão. Em terceiro, enumerei as principais obras de cada pensador. E, finalmente, em quarto, forneci algumas sugestões de leitura, para um posterior aprofundamento na obra daquele filósofo em particular.

No final do livro, há ainda um pequeno glossário de termos filosóficos, composto por explicações de termos técnicos ou específicos da filosofia, mencionados em diversos momentos ao longo das resenhas. Para a maior parte desses termos, foi possível fornecer um breve esclarecimento já quando de sua primeira menção. Contudo, não seria viável repetir o mesmo recurso para todos seus usos subseqüentes. Assim, os termos que constam do glossário, quando utilizados sem uma elucidação no corpo do texto, aparecem destacados em negrito, para indicar ao leitor a existência de um comentário no final do livro. O termo não aparecerá em negrito, é claro, quando a explicação estiver devidamente incorporada ao texto.

Os verbetes do glossário, no entanto, não devem ser tomados como definições acabadas ou como uma conceituação completa. De caráter essencialmente didático, eles pretendem assegurar somente um primeiro subsídio para o leitor não familiarizado com a terminologia filosófica. Reunir cinqüenta filósofos em um único livro exigiu, evidentemente, lançar mão de um amplo leque de informações do modo mais sintético possível. Porém, para discorrer com coerência sobre o trabalho de cada um, precisei evitar que o material fosse também demasiadamente resumido, o que do contrário poderia resultar numa leitura hermética ou mesmo ininteligível. Cada resenha foi pensada, desse modo, como uma espécie de guia, um ponto de partida que indica as principais direções para um posterior aprofundamento. Este livro, portanto, é uma espécie de roteiro inicial para o leitor interessado em conhecer, de modo crítico e necessariamente mais direto, o pensamento de cada um dos cinqüenta filósofos aqui reunidos.

Diané Collinson

*

"50 Grandes Filósofos"
Autor: Diané Collinson
Editora: Editora Contexto
Páginas: 288
Quanto: R$ 47,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página