Livraria da Folha

 
20/01/2010 - 17h01

Escritor reconta história do Haiti, dos tempos de colônia francesa à República

da Livraria da Folha

Divulgação
Carpentier usa narrativa fantástica para recontar a história do Haiti
Carpentier usa narrativa fantástica para recontar a história do Haiti

No livro "O Reino Deste Mundo", que acaba de ser lançado no Brasil, o escritor cubano Alejo Carpentier faz uma recriação dos acontecimentos da história do Haiti, desde antes da independência do país até o período republicano.

O escritor mostra na obra a transição de colônia francesa governada por brancos --que chegou a ser o mais próspero território dominado pela França, no século 18-- para uma nação negra regida pelo primeiro monarca coroado no Novo Mundo.

Estimulado pela prodigiosa história original e valendo-se dos recursos narrativos, Carpentier recria um mundo exuberante, descomedido e legendário, inaugurando o que foi chamado de "real maravilhoso" ou "realismo mágico".

Permeada por uma sucessão de fatos extraordinários, pela dramática singularidade dos acontecimentos, pela atitude fantástica dos personagens, tudo se torna maravilhoso nesta história impossível de situar-se na Europa, mas que se torna tão real aos olhos da América. Afinal, como o próprio Carpentier indaga, "o que é a história da América toda senão uma crônica do real maravilhoso?".

*

"O Reino Deste Mundo"
Autor: Alejo Carpentier
Editora: Martins - Martins Fontes
Páginas:136
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página