Livraria da Folha

 
22/01/2010 - 17h19

Prêmio de literatura infantojuvenil realiza inscrição até 19 de fevereiro

da Livraria da Folha

Termina no próximo dia 19 de fevereiro o prazo de inscrição para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM.

O prêmio é a publicação do original na coleção Barco a Vapor, de Edições SM, e R$ 30 mil como adiantamento de direitos autorais.

Para o envio dos originais, o endereço é Prêmio Barco a Vapor, Rua Tenente Lycurgo Lopes da Cruz, 55 - Água Branca - 05036-120 - São Paulo, SP.

Confira abaixo o regulamento.

6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2010

1. A participação está aberta a escritores de todas as nacionalidades com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos. Funcionários de Edições SM e da Fundação SM e/ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar.

2. Poesia, coletânea de contos e teatro não serão aceitos.

3. Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. O candidato poderá apresentar mais de um original.

4. A extensão dos originais deverá obedecer aos critérios da série na qual queira participar:
- Série Branca [Leitor iniciante - a partir de 6 anos]: entre 8 e 15 laudas*
- Série Azul [Leitor em processo - a partir de 8 anos]: entre 20 e 45 laudas*
- Série Laranja [Leitor fluente - a partir de 10 anos]: entre 45 e 90 laudas*
- Série Vermelha [Leitor crítico - a partir de 12 anos]: entre 70 e 150 laudas*

  • Lauda de aproximadamente 1.200 caracteres com espaço.

5. O candidato deverá enviar 4 (quatro) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação:
- Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margem de 2,5 cm
- Páginas numeradas e impressas em papel carta ou A4, grampeadas ou encadernadas com folha de rosto na qual deverão constar o título da obra e o pseudônimo do autor.

- Os originais não precisam ser enviados com ilustrações. Caso o original esteja pronto, já com as ilustrações inseridas, o autor poderá enviá-las, mas elas não serão avaliadas pelo júri. Independente das ilustrações, o original tem que ter o mínimo de laudas digitadas exigidas para não ser desclassificado.

6. Os originais deverão ser endereçados e encaminhados a Prêmio Barco a Vapor, Rua Tenente Lycurgo Lopes da Cruz, 55 - Água Branca - 05036-120 - São Paulo, SP. O atendimento direto será efetuado de segunda a sexta, no horário comercial (das 9h às 12h e das 14h às 17h).

7. As inscrições estarão abertas de 04/09/2009 a 19/02/2010. Após esta data não serão mais aceitos originais. Para efeito de inscrição, será considerada a data de postagem do material encaminhado por correio.

8. A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo escolhido pelo autor. O pseudônimo não deverá ter nenhuma semelhança ou referência ao nome do autor. Todas as cópias deverão ser identificadas somente pelo pseudônimo.
Em envelope lacrado e identificado com o pseudônimo, o participante deverá apresentar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de RG, profissão).

9. O júri será nomeado pela Fundação SM e formado por especialistas em literatura e escritores de reconhecido prestígio.
A composição do júri será mantida em segredo até a nomeação do ganhador.

10. A decisão do júri será irrevogável e anunciada por ocasião da entrega do 6º Prêmio Barco a Vapor, em data e local a serem determinados.

O resultado do concurso será publicado no segundo semestre de 2010 na página de Edições SM: www.edicoessm.com.br

11. Será outorgado apenas um prêmio, que será a publicação do original na coleção Barco a Vapor, de Edições SM. O vencedor firmará um contrato de edição, em comum acordo com Edições SM depois de anunciado o resultado.

12. No ato da assinatura do contrato de edição, o autor receberá R$ 30.000,00 como adiantamento de direitos autorais.

13. A edição do original vencedor obedecerá aos critérios da coleção Barco a Vapor:
- Série Branca: Leitor iniciante - a partir de 6 anos
- Série Azul: Leitor em processo - a partir de 8 anos
- Série Laranja: Leitor fluente - a partir de 10 anos
- Série Vermelha: Leitor crítico - a partir de 12 anos

14. O júri poderá não outorgar o prêmio.
Todos os casos não previstos nas normas desta convocatória serão resolvidos diretamente pela Fundação SM.

15. Edições SM poderá manifestar interesse por trabalhos inscritos não premiados. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de divulgação do vencedor, a editora poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas pelo júri, para adquirir os direitos de publicação.

16. Os originais em desacordo com estas normas serão desclassificados.

17. Os originais e demais documentos entregues à Fundação SM não serão devolvidos.

18. A apresentação de originais para concorrer ao Prêmio Barco a Vapor implica em expresso acordo às normas aqui expressas.

No livro premiado será aplicado o Selo Ler é Preciso e 1% da receita obtida com sua venda será revertido ao Instituto Ecofuturo para a implantação de Bibliotecas Comunitárias no País (mais informações no site www.ecofuturo.org.br).

Para mais informações acesse as perguntas mais frequentes ou envie e-mail para barcoavapor@grupo-sm.com

 
Voltar ao topo da página