Livraria da Folha

 
24/01/2010 - 07h27

Há 45 anos morria Winston Churchill, um dos maiores líderes do século 20

da Livraria da Folha

Em 1965 morria um dos maiores líderes da história mundial. Winston Churchill, estadista, militar e escritor, tomou decisões que mudaram o século 20.

Divulgação
Winston Churchill já se preocupava com a Alemanha nazista mesmo antes da invasão de Polônia
Churchill se preocupava com a guerra antes da invasão da Polônia

Sua personalidade deu esperança e força à Inglaterra durante os anos de ataques dos nazistas, suas ações acabaram imortalizadas em diversos livros sobre a Segunda Guerra Mundial e sua vida também foi por diversas vezes explorada.

Em "Grandes Homens do Meu Tempo", Churchill apresenta a biografia de importantes figuras políticas, como Leon Trotsky e Adolf Hitler, além de analisar a vida e as conquistas de expoentes em outras áreas, como Charles Chaplin, Bernard Shaw, Kipling e Lawrence da Arábia.

"Memórias da Segunda Guerra Mundial", também escrito pelo líder inglês, não se limita a relatar com minúcia e ritmo perfeito o ataque a Pearl Harbor e as alianças decisivas com a URSS e com os EUA, mas apresenta um epílogo assustadoramente lúcido sobre os possíveis desdobramentos deste que foi o maior conflito bélico de todos os tempos.

Um relato do período que antecedeu o conflito e os anos de provação em que liderou a resistência à tirania nazista como primeiro-ministro da Grã-Bretanha, entre 1940 e 1945.

O historiador Andrew Roberts analisa o fenômeno da liderança política e militar de dois líderes antagônicos no volume "Hitler e Churchill", tanto no que representavam quanto no modo como comandavam.

Investiga os bastidores das atuações desses dois estadistas e considera o modo como eles avaliavam um ao outro como líderes e de que maneira isso afetou o desfecho da Segunda Guerra Mundial, chegando a conclusões fascinantes, provocadoras e tão relevantes hoje quanto foram antes e durante o conflito.

 
Voltar ao topo da página