Livraria da Folha

 
25/01/2010 - 13h59

SP 456 ANOS: Artista plástico italiano retrata suas visões da metrópole em livros

da Livraria da Folha

Divulgação
Artista lança olhar para a sinfonia apocalíptica do trânsito paulistano
Artista lança olhar para a sinfonia apocalíptica do trânsito paulistano

Dono de uma sensibilidade poética única, o artista plástico e designer italiano Vincenzo Scarpellini acrescenta cores e emoção ao cotidiano massacrante da maior e mais eclética cidade brasileira em dois livros editados pela Ateliê Editorial.

Em "São Paulo: Trânsitos (Vol. 1)", Scarpellini lança seu olhar sobre a pesarosa instituição da cidade formada por carros, motos e pedestres, que resultam em uma sinfonia apocalíptica.

O livro é a chance de ver São Paulo de um outro modo: de uma perspectiva estrangeira; de inúmeras perspectivas de um mesmo percurso. De um olhar italiano nasce uma vibração. E o trânsito é essa vibração. Uma explosão em cores.

Apresentados por Carlos Moraes, os pequenos textos e as imagens de Vincenzo Scarpellini ganham vida. O artista mostra-se sensível a todos os que passam e são passados. Nada é uma coisa e mesmo as coisas são humanizadas. Aqui há um caminho que todos percorremos. E que deve ser revisto.

"Entidade elástica capaz de se estender da rua para o bairro e deste para a cidade inteira: visto de fora, o trânsito desliza, vira, é arrastado, suave ou turbulentamente. Vivido por dentro, significa má-postura, desconforto nervoso e muscular: a luta para manterem-se vivos faz dos motoristas criaturas que só percebem nos outros presenças hostis, alvos para buzina".

Divulgação
Mostra os personagens sob o cimento, barulho e poluição de SP
Mostra os personagens sob o cimento, barulho e poluição de SP

Já em "São Paulo: Vidas (Vol. 2)", o artista se propõe a mostrar o que se esconde sob o cimento, o barulho e a poluição da cidade: os personagens paulistanos.

A palavra-chave deste livro é o encontro. O encontro com personagens conhecidos, anônimos; com lugares; com a vida paulistana. Há protagonistas por toda parte. Aqui e ali. No Centro ou em Santo Amaro. Podem ser bandeirante, Borba Gato, podem ser bandeiras como Renina Katz.

Dosando o nostálgico e o irônico, Scarpellini apresenta ao morador "nativo", apesar de todos os clichês sobre a grandiosidade e velocidade, o homem como medida da cidade, uma proporção humana e generosa de uma metrópole tão áspera.

"Entre as expressões da vida urbana, o trabalho dos engraxates ecoa a nobreza do gesto cristão de lavar o pé. Com habilíssimo conhecimento das fraquezas humanas, eles sabem lustrar a vaidade: colocam o cliente sobre um pedestal elevado e, num estado de transe entre o abandono e a contemplação reflexiva, lhe fazem vislumbrar a possibilidade de uma pose monumental".

*

"São Paulo: Trânsitos (Vol. 1)"
Autor: Vincenzo Scarpellini
Editora: Ateliê Editorial
Páginas: 48
Quanto: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

"São Paulo: Vidas (Vol. 2)"
Autor: Vincenzo Scarpellini
Editora: Ateliê Editorial
Páginas: 48
Quanto: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página