Livraria da Folha

 
26/01/2010 - 14h08

Baseado no tantra e taoísmo, livro ensina a ser "amante perfeito"; leia trecho

DENISE DE ALMEIDA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Psicoterapeuta cita sabedoria oriental para dar dicas sexuais
Psicoterapeuta cita sabedoria oriental para dar dicas sexuais

Em "Os Segredos do Amante Perfeito" (Sextante, 2009), a psicoterapeuta Mabel Iam recorre à sabedoria oriental para mostrar a importância da preparação para o amor e do ritual sexual em diversos aspectos da vida.

Mabel compara o homem e a mulher ao símbolo taoísta do yin-yang e afirma ser necessário o equilíbrio entre as forças feminina e masculina para ambos se fortalecerem e intensificarem sua essência vital.

"O homem precisa aprender a prolongar o ato sexual sem alcançar o orgasmo para que ambas as energias possam se fundir. Ao aumentar o tempo de permanência do pênis dentro da mulher, ele absorve mais essência yin, que irá, por sua vez, revitalizá-lo", revela a autora.

O objetivo do livro --que já foi traduzido para dez idiomas-- é ser um guia para quem quer fortalecer os relacionamentos sexuais e descobrir os segredos do prazer e intimidade. Com base em princípios do tantra e do taoísmo, ensina, em linguagem acessível, técnicas e conselhos para equilibrar o corpo e a mente na busca pelo amor ilimitado.

Para aproveitar o melhor do sexo e aumentar a paixão, a obra orienta a utilizar diversos recursos, como visualizações eróticas, meditações, aromaterapia, massagens e alimentos afrodisíacos.

Mabel Iam também é autora de "A Dieta do Amor", que explora as possibilidades do Kama Sutra, e já escreveu mais de 15 livros. Em 2006, ela ganhou o Prêmio de Literatura Internacional como melhor livro de autoajuda --na Feira Internacional do Livro, em Washignton, nos EUA-- e, em 2003, conquistou o Prêmio de Literatura Latino-Americana --na Feira do Livro de Los Angeles--, na categoria de melhor livro de autoajuda em língua espanhola.

Leia abaixo um trecho do livro.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

O prazer do tao e a polaridade do sexo

O tao: o yin-yang do sexo

Quando a mulher se une ao homem no sexo, todo o poder mágico do Universo se integra a esse ato.

A união do feminino com o masculino

Embora seja impossível datar com precisão a origem da filosofia taoísta, sabe-se que por volta do ano 500 a.C. o sábio chinês Lao-Tsé compilou seus princípios básicos no livro que hoje conhecemos como Tao Te Ching.

Se o propósito do tao é aprender o caminho supremo para a auto-realização do ser humano, o propósito do tao de um casal é integrar o amor com o sexo e unir as energias masculina e feminina.

Representação do tao

O tao é a união de dois princípios: o yin e o yang. O símbolo do yin-yang é um círculo dividido em duas partes por uma linha em forma de S, sendo que uma das metades é preta e a outra é branca.

O círculo representa a unidade do Universo, com aspectos yin (preto) e yang (branco), inseparáveis na manifestação do todo. Dentro de cada metade existe um círculo menor da cor oposta, o que significa que um princípio contém a semente do outro. No momento mais elevado da ação e da expressão, cada princípio se transforma no seu oposto para que a força do equilíbrio eterno continue operando.

O equilíbrio do Universo depende da polaridade

De acordo com o tao, o Universo é o produto da polaridade existente dentro da unidade primordial: repouso e movimento, contração e expansão, condensação e dispersão, avanço e recuo. Desde as manifestações mais simples e peculiares até as mais complexas e universais, cada ser expressa essa polaridade original. A inter-relação entre o yin e o yang gera todas as coisas vivas que habitam o Universo.

A filosofia taoísta se baseia na busca do equilíbrio e na integração de forças formadas por energias opostas que se complementam.

Yin e yang

A energia yin representa o feminino: a passividade, a noite, a umidade, o frio, a água e a Lua. A mulher, com todas as suas secreções e fluidos sexuais, constitui a essência yin que fornece a proteção necessária para que o sêmen do homem se torne um embrião.

A mulher contém uma reserva inesgotável de energia yin que é ativada pela excitação sexual. O orgasmo feminino fortalece a energia vital, melhora a saúde e prolonga a juventude.

Pelo fato de o potencial sexual de uma mulher ser mais aberto e energético, quase todos os textos sobre o assunto enfatizam o treinamento do homem, para que os dois amantes possam alcançar o mesmo nível de satisfação.

A energia yang representa o masculino: a atividade, o dia, a aridez, o Sol e o fogo. O esperma do homem é uma dádiva preciosa, a fonte de sua saúde física e de sua energia vital. Essa energia vital diminuirá se não for compensada pela mesma quantidade de energia yin feminina, e é por isso que o homem deve buscar satisfazer a mulher todas as vezes que tiver relações com ela. Dessa maneira, um beneficia o outro durante o ato amoroso: ele fortalece a própria essência vital e ela estimula e intensifica a própria essência yin.

De acordo com o raciocínio taoísta, a característica sexual do yin é a excitação mais lenta, o que também significa que a mulher precisa de mais estímulo sexual. A característica sexual do yang, por outro lado, é a excitação mais fácil, o que permite que o homem alcance o prazer máximo em pouco tempo.

O homem precisa aprender a prolongar o ato sexual sem alcançar o orgasmo para que ambas as energias possam se fundir. Ao aumentar o tempo de permanência do pênis dentro da mulher, ele absorve mais essência yin, que irá, por sua vez, revitalizá-lo.

Quando a força yang de um homem e a força yin de uma mulher se unem, elas criam vida no Universo.

Prazer infinito

Existem exercícios físicos e mentais que ajudam os casais com problemas sexuais a encontrar o equilíbrio. Essas técnicas antigas são muito eficazes para aqueles que desempenham papéis rotineiros, estereotipados ou rígidos no sexo, muitas vezes responsáveis pela perda do desejo.

Em primeiro lugar, os amantes devem ampliar a ternura de seus sentimentos, expressando-os por meio de carícias. Cada parceiro toca o outro de maneira suave e delicada, com a sensibilidade yin. E não deve usar apenas a boca e os dedos, mas o corpo todo, incluindo os lugares que não costumam ser explorados de maneira erótica.

Enquanto os parceiros se acariciam, ambos podem se concentrar mentalmente na imagem do Sol envolvendo a Lua com seus raios de luz - duas energias vitais que se integram.

O homem precisa excitar a mulher até que ambos sintam suas zonas erógenas bastante úmidas. Depois de alcançarem essa sensação yin, chega o momento da intervenção do yang, com o homem penetrando a mulher até que os dois obtenham o máximo de prazer.

Ao concluir o ato sexual num estado de êxtase, é interessante que o casal aguarde alguns minutos até que seus corpos fiquem totalmente relaxados. Após esse breve repouso, os amantes devem visualizar a imagem do céu e da terra integrados, enquanto se dão as mãos e se beijam.

Se as carícias recomeçarem, os parceiros podem voltar a ficar excitados e repetir o ato sexual mais de uma vez.

Fazendo esses exercícios todos os dias durante certo período, o homem e a mulher conseguirão harmonizar suas energias yin e yang e experimentarão a mais elevada personificação do amor.

*

"Os Segredos do Amante Perfeito"
Autor: Mabel Iam
Editora: Sextante
Páginas: 160
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página