Livraria da Folha

 
27/01/2010 - 12h12

Ex-chefe de Stieg Larsson diz que foi parceira que escreveu série "Millennium"

da Livraria da Folha

Divulgação
Millennium: Contestações de autoria, batalhas judiciais e difamação
Millennium: Contestações de autoria, batalhas judiciais e difamação

O jornalista Anders Hellberg, que foi chefe de Stieg Larsson, autor da popular série "Millennium", por dez anos na agência de notícias sueca "Tidningarnas Telegrambyrå" (TT), disse no periódico "Dagens Nyheter" que ele não teria como ter escrito mais de duas mil páginas em dois anos e que os livros teriam sido feitos por sua parceira, Eva Gabrielsson.

Esse é apenas o último escândalo envolvendo a série "Millennium", que vendeu mais de 20 milhões de unidades por todo o mundo. Eva Gabrielsson foi companheira de Larsson por mais de 30 anos, mas como eles nunca se casaram, pois ele investigava grupos anti-fascistas e temia implicar a companheira, ele morreu sem fazer um testamento. O lucro das vendas dos livros, portanto, foi direcionado para a família do autor, direito que está sendo contestado por Eva e causando controvérsia na Suécia.

Veja matéria sobre a disputa sobre os direitos da obra de Stieg Larsson

Além dessa nova contestação da autoria, foi lançado recentemente na Suécia um livro de um colega de Stieg Larsson que afirma que o suposto autor da série foi um jornalista medíocre e sem objetividade, que inventava matérias jornalísticas. A obra "Min vän Stieg Larsson", que ironicamente significa "Meu Amigo Stieg Larsson", foi escrita pelo jornalista Kurdo Baksi que também trabalhou com ele na TT. Baksi diz ainda que o 'colega' escrevia artigos com motivações pessoais e mentia corriqueiramente.

"Kurdo está tentando assassinar a integridade de Stieg como jornalista", disse Eva Gabrielsson ao canal de televisão sueco SVT. "O livro é uma pura difamação sem sentido." Ela ainda afirmou que Baksi está apenas tentando lucrar com a popularidade de Larsson e que mal conhecia o autor.

 
Voltar ao topo da página