Livraria da Folha

 
28/01/2010 - 08h20

Krishnamurti é considerado pela Sociedade Teosófica um dos mestres do mundo

da Folha Online

Jiddu Krishnamurti, nascido na Índia em 1895, é conhecido pela originalidade de sua obra e por suas abordagens complexas sobre a vida.

Divulgação
Durante toda a vida, Krishnamurti rejeitou o rótulo de guia espiritual
Durante toda a vida, Krishnamurti rejeitou o rótulo de guia espiritual

Também chamado de "Instrutor do Mundo", aos 13 anos iniciou seus estudos gnósticos na Sociedade Teosófica, que o considerou como um dos grandes mestres do mundo.

Krishnamurti rejeitava a simples estatística e o empirismo vulgar das ciências, mas entendia que o conhecimento surgia "através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação."

Destinado principalmente aos leitores não familiarizados com a sua obra, "Krishnamurti para Principiantes" apresenta os questionamentos e problemas que todo ser humano enfrenta em sua vida diária. O autor sustenta que a verdade está além das construções da mente, além do "conhecido, formulado ou imaginado", e que em sua busca "o primeiro passo é o último".

Divulgação
Introdução clara aos ensinamentos de Jiddu Krishnamurti
Introdução clara aos ensinamentos espirituais de Jiddu Krishnamurti

Considerada por muitos estudiosos como a obra cabal do indiano, "Aos Pés do Mestre" , reeditado desde sua publicação original e não pararam até hoje, sua circulação se emparelha com a das obras mais universalmente aceitas, como a Bíblia. O volume, que possui uma versão de bolso.

Sempre preocupado com a educação, ele criou diversas escolas pelo mundo e realizou muitas conferencias. "Liberte-se do Passado" reúne os principais tópicos de um grande número de conferências realizadas por Krishnamurti na Europa e na Índia. Entre outros assuntos de importância, são aqui tratadas questões como a busca do prazer, a comunicação, a memória, a violência, a pobreza, as drogas, a solidão, a beleza e o amor.

Da coleção "Mensagens Espirituais", "Krishnamurti" aborda temas tão díspares como revolução psicológica, meditação, conhecimento, relações humanas, a natureza da mente e a realização de mudanças positivas na sociedade global.

 
Voltar ao topo da página