Livraria da Folha

 
29/01/2010 - 15h17

Livro ensina técnicas para desenvolver carisma e ser bem-sucedido; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Autores mostram como desenvolver habilidades e ser mais carismático
Autores mostram como desenvolver habilidades e ser mais carismático

Encanto, atração ou sedução que certos seres exercem sobre outrem; graça sedutora própria de pessoa que agrada, cativa ou mesmo deslumbra. Assim o dicionário Houaiss define a palavra charme. Mas Brian Tracy e Ron Arden foram além e ensinam, em "O Poder do Charme", que essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer um que se proponha a isso.

Lançado neste ano no Brasil pela editora Sextante, o livro promete mostrar aos leitores os segredos que fazem as pessoas carismáticas serem admiradas e respeitadas pelos outros.

Segundo os autores, muita gente pensa que o charme é um dom natural, mas isso é um engano. É uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, como qualquer outra. Ao contrário do que se imagina, charme não é sinônimo de beleza. Uma pessoa charmosa é aquela que, em poucos minutos de conversa, consegue fazer seus interlocutores se sentirem importantes, à vontade e entusiasmados.

Tracy e Arden afirmam que quem tem charme simplesmente dá aquilo de que as pessoas mais precisam: atenção. Para fazer isso, basta incorporar pequenos gestos que fazem a diferença, como olhar nos olhos, falar no tom adequado, assentir com a cabeça, não interromper, sorrir, elogiar e, principalmente, ouvir o que o outro está dizendo.

Leia abaixo um trecho extraído do livro.

*

INTRODUÇÃO

Para chegar ao topo, você só precisa ter charme. O charme é feito de tudo e de nada, da vontade incontida, do olhar, do andar, das proporções do corpo, do som da voz, dos gestos tranquilos. Não é necessário, de forma alguma, ser bonito; só é indispensável ter charme.
Sarah Bernhardt

Oitenta e cinco por cento do seu sucesso nos negócios e na vida pessoal será determinado pela sua capacidade de comunicação. A "inteligência social", ou a habilidade para interagir, conversar, negociar com as pessoas e persuadi-las é a forma de inteligência mais respeitada e bem remunerada que você pode ter. Tenha certeza: essa inteligência pode ser desenvolvida.

Você pode aprender a ser uma pessoa calorosa, amigável, adorável e charmosa. Basta praticar alguns dos métodos de comunicação e técnicas utilizados pelas pessoas mais influentes e eficientes do mundo de hoje.

Os "segredos" dos grandes comunicadores não são segredos - são simplesmente métodos comprovados de interação, que tornam os outros abertos e receptivos às suas mensagens. Se você os utilizar, as pessoas ficarão mais dispostas a ser influenciadas por você, a comprar o que você lhes oferecer e disponíveis para relacionamentos sociais e profissionais. Elas pensarão em você em termos positivos.

Sua capacidade de ser aquela pessoa encantadora e agradável de quem os outros facilmente gostam provavelmente vai lhe abrir mais portas do que qualquer uma de suas qualidades. Quanto mais as pessoas gostarem de você e tiverem pensamentos agradáveis a seu respeito, mais vão desejar vê-lo, ouvi-lo e estar em sua companhia.

Repetimos aos ouvintes das nossas centenas de palestras e às milhares de pessoas que treinamos: "A mercadoria mais valiosa no mundo não é ouro nem diamante - é charme." O conceito que os outros têm de você, o que eles pensam e falam a seu respeito, é seu patrimônio - pessoal e profissional - mais valioso. É o resultado da impressão que você deixa nas pessoas quando estão na sua companhia.

Aprendendo as simples verdades a respeito do charme e praticando as técnicas que vamos lhe ensinar aqui, você poderá melhorar incrivelmente a eficácia e o prazer de interagir com as pessoas. Dessa forma, será mais bem-sucedido em todos os setores de sua vida.

CAPÍTULO 1
O que é charme?

Quando John F. Kennedy sorria, ele conseguia encantar um pássaro a ponto de fazê-lo cair do galho.
Seymour St. John

Preste atenção na descrição de charme feita por uma pessoa que inicialmente resistiu ao seu efeito e depois sucumbiu:

... Ele causava uma reação imediata em todos os que conhecia... exalava calor humano. Parecia realmente interessado em você, sem se preocupar se você gostava dele. Não sei ao certo quanto disso era genético e quanto tinha sido adquirido ao longo do tempo. Tudo o que sei é que fiquei, naquele breve momento do encontro, totalmente encantado por um homem com quem eu não concordava e de quem nem esperava gostar.

Essas observações foram feitas pelo orador profissional Mark Sanborn, ao conhecer o presidente Bill Clinton. É bom saber que quando falamos de charme, não estamos nos referindo à educação à mesa, à boa aparência ou ao modo de vestir. O charme verdadeiro é algo muito mais profundo e vai além da aparência. É a habilidade que algumas pessoas têm de criar uma ligação extraordinária que faz com que as outras, na sua presença, se sintam excepcionais. O charme nos atrai, e reagimos emocionalmente a ele de forma quase instintiva.

Já nascemos com charme?

Você pode estar pensando que o charme é uma característica nata - azar de quem não nasce com ela!

Nós também pensávamos assim. Mas depois de muitos anos de pesquisas, experiências e ensinamentos no campo da arte e da comunicação interpessoal, nos convencemos do contrário.

É inquestionável que algumas pessoas têm um charme natural, o que é uma vantagem. Mas charme não é um ingrediente místico encontrado nos genes. É o resultado do uso de habilidades específicas que a maioria desconhece. O que significa que se pode aprender a ter charme.

Nas páginas seguintes, você vai descobrir como se tornar uma pessoa carismática, atraindo e influenciando aqueles que encontrar.

Ferramentas para encantar

De agora em diante, pense em charme como uma qualidade de personalidade e uma habilidade que você pode desenvolver ao fazer coisas que as pessoas charmosas fazem.

CAPÍTULO 2
Charme em ação

Charme: graça sedutora própria de pessoa que agrada, cativa ou mesmo deslumbra.

Nos anos 1970 Ron Arden tomou consciência do poder do charme. Um amigo de Los Angeles deu uma festa para o casal Ivan Berold e Maryanne, recém-chegados da África do Sul. Ivan era um bonito ator que ficara seu amigo durante o tempo em que fizera teatro naquele país. Ron compareceu com sua mulher, Nicky.

Ron fala do poder da fascinação

Em certo momento da festa, vi Nicky conversando com Ivan e percebi que minha querida mulher, normalmente uma pessoa de bom senso, parecia absolutamente fascinada. Sentindo um ciúme irracional, eu me aproximei rapidamente.

Na volta para casa, perguntei a Nicky o que a deixara tão fascinada por Ivan, a ponto de quase hipnotizá-la.

Depois de pensar um pouco, ela respondeu:

- Enquanto conversávamos, foi como se nós dois estivéssemos encerrados em um casulo. Parecia que ninguém mais existia no mundo. E ele me ouvia como se cada palavra que eu dissesse fosse muito importante, como se tudo merecesse sua total atenção.

Pensei a respeito e me dei conta de que ela estava absolutamente certa. Ivan mostra essa mesma qualidade com qualquer pessoa. Ele irradia charme o tempo todo. Por isso, atrai homens e mulheres.

Um interesse inicial levou Ron a essas regras simples

Embora isso tenha acontecido há mais de 20 anos, lembro-me de tudo como se fosse ontem. Como diz minha querida Nicky, parece que meu interesse pelo charme nasceu naquele dia.

E o interesse cresceu. Comecei a estudar e a identificar os tipos de comportamento das pessoas charmosas. Conversei com muitas delas para ter ideia de como se sentem em relação ao impacto que causam. Uma das coisas fascinantes que descobri foi que as pessoas charmosas têm grande prazer em dar prazer aos outros.

Comecei a resumir o que aprendi em lições claras e úteis, para estabelecer regras simples e técnicas de fácil entendimento, aprendizagem e utilização.

Brian Tracy e eu treinamos com sucesso muitas pessoas para usarem essas habilidades no campo social e profissional. Agora é sua vez de aprender a administrar a dinâmica do impacto de sua presença. Quando descobrir como utilizar o poder do charme, terá à disposição um dos mais valiosos elementos para o sucesso: como fazer as pessoas se sentirem importantes.

Ferramentas para encantar

Pense na pessoa mais charmosa que conhece. Observe seu comportamento e tente identificar o que ela faz para encantar a todos. Preste atenção no efeito de seus atos sobre os outros e use o que observou e aprendeu para se tornar, do seu próprio jeito, charmoso, persuasivo e admirável.

*

"O Poder do Charme"
Autor: Brian Tracy e Ron Arden
Editora: Sextante
Páginas: 128
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página