Livraria da Folha

 
01/02/2010 - 12h05

"O Terceiro Reich", de Bolaño, será lançado durante 11º Correntes d'Escritas

da Livraria da Folha

A ministra da Educação de Portugal Isabel Alçada confirmou sua presença na Conferência de Abertura do 11º Prêmio Correntes d'Escritas. O tema escolhido é "Leitura, Escrita e Educação". A declaração foi realizada na última quinta-feira (28) durante a apresentação do programa do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, na Póvoa de Varzim, Portugal, que ocorrerá de 24 a 27 de fevereiro deste ano.

A programação do Correntes d'Escritas 2010 manterá as mesas de debate que decorrem no Auditório Municipal e em todas as escolas básicas e secundárias da região. O anúncio do vencedor do Prêmio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros também será mantido. Este ano, 160 escritores concorreram. Somente dez compõem a lista dos finalistas. São eles:

- "A Eternidade e o Desejo" (Inês Pedrosa)
- "A Mão Esquerda de Deus" (Pedro Almeida Vieira)
- "A Sala Magenta" (Mário de Carvalho)
- "Myra" (Maria Velho da Costa)
- "O Apocalipse dos Trabalhadores" (Valter Hugo Mãe)
- "O Cônego" (A. M. Pires Cabral)
- "O Mundo" (Juan José Millás)
- "O Verão Selvagem dos Teus Olhos" (Ana Teresa Pereira)
- "Rakushisha" (Adriana Lisboa)
- "Três Lindas Cubanas" (Gonzalo Celorio)

Os outros dois prêmios anunciados serão o Literário Correntes d'Escritas/Papelaria Locus, com 72 jovens participantes, e Conto Infantil Ilustrado Correntes d'Escritas/Porto Editora, no qual 74 trabalhos concorrem. Estão confirmadas as presenças de 66 escritores, provenientes do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, México, Colômbia, França, Espanha, Angola, Uruguai, Argentina e Portugal. Um dado interessante é que metade dos autores participará do prêmio pela primeira vez.

Esta edição terá o apoio da Booktailors --Consultores Editorais-- e da Revista LER para anunciar os vencedores dos Prêmios de Edição LER/Booktailors. Outra parceria é com a Universidade do Porto e com o Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL) para a atribuição do Prêmio Reportagem Correntes d'Escritas/JL.

A universidade selecionará um grupo de alunos do curso de Ciências da Comunicação, que acompanharão diariamente o evento. Eles terão que elaborar trabalhos de reportagem em vários formatos. No final, cada aluno fará uma reportagem sobre o encontro.

O melhor texto será publicado no JL, na versão impressa ou online, de acordo com a peça realizada. A IX Revista Correntes d'Escritas, que será apresentada na sessão de abertura, inclui um dossiê dedicado a Agustina Bessa-Luís. A escritora portuguesa Inês Pedrosa lerá um texto em homenagem à autora. Haverá também o lançamento de 22 livros, com destaque para "O Terceiro Reich", do escritor chileno Roberto Bolaño.

Um espaço para a apresentação de projetos editoriais inovadores, sessões de poesia, exibição de uma peça de teatro e de dois documentários, Feira do Livro, entre outros, também compõem a programação.

 
Voltar ao topo da página