Livraria da Folha

 
06/02/2010 - 07h07

Aprenda a pechinchar em árabe

da Livraria da Folha

Normalmente reconhecidos pela presença em noticiários internacionais por conta de ações terroristas ou conflitos de origens diversas, os países de língua árabe possuem belezas naturais e uma rica cultura a oferecer além da imagem que possuem.

Ahmed Jadallah/Reuters
Edifício mais alto do mundo, o Burj Dubai foi inaugurado nesta segunda-feira
Dubai, nos Emirados Árabes, tornou-se um dos destinos dos roteiros de luxo do mundo

Com suas terras ricas em petróleo e abrigando grandes empresários deste ramo, tornam-se potencias parceiros comerciais de todos o mundo. Além disso, países como Dubai e seus hotéis, tem tornado-se destino quase certo em roteiros de luxo ou exóticos.

O principal entrave para visitar estes locais vem da língua. O árabe possuiu um alfabeto diferente do utilizado pela maioria dos povos ocidentais, o que dificulta ainda mais a sua compreensão.

Falado em mais de 20 países distribuídos entre o noroeste da África e a Ásia, "Árabe" é o novo título da coleção "15 Minutos" editada pela Publifolha. A coleção, que inclui os títulos "Alemão", "Chinês", "Espanhol", "Francês", "Inglês", "Italiano" e "Japonês", apresenta lições ilustradas diárias que tomam 15 minutos de dozes semanas e acompanhas dois CDs para prática da pronúncia.

Com este programa, é possível aprender a se comunicar em árabe e enfrentar pequenas situações do cotidiano, como locomover-se, apresentar-se, ir a restaurantes, fazer negócios e compras, entre outras coisas. O dialeto utilizado para as lições é o egípcio, por ser o mais difundido no mundo.

Entre os exercícios, dicas culturais são apresentadas para evitar conflitos e desconfortos causados sem intenção. Veja abaixo como pechinchar durante uma compra:

*

Divulgação
"15 Minutos - Árabe" traz situações cotidianas para ensinar a língua
"15 Minutos - Árabe" traz situações cotidianas para ensinar a língua

Pequenas lojas tradicionais e barracas são comuns nas cidades do Oriente Médio. Você também vai ver mercados e vendedores de rua por toda parte oferecendo vegetais frescos e, às vezes, bebidas e lanches. Mas há um número cada vez maior de supermercados e shopping centers fora da cidade.

Fazer compra nos tradicionais mercados do mundo árabe é uma experiência imperdível. Além dos suvenires para turistas, os mercados costumam ter áreas específicas de artesanato ou produtos locais como perfumes, joias, tapetes, especiarias, couro e móveis.

Ao fazer compras em um mercado árabe, pechinchar é fundamental. Os vendedores das barracas esperam que você pechinche, mas procure manter a negociação tranquila, sem transformar isso numa batalha. Você vai conseguir um melhor preço se estiver preparado para adquirir mais de um item na mesma barraca.

Conversação

Cawza galabeyya uTn - Eu quero uma galabeyya de algodão.

Candii dii. gamiila - Eu tenho esta. Linda!

aywah, gamiila. bi-kaam dii? - Sim, é linda. Quanto custa?

miya wi-tamaniin bass - Só 180.

laa, dii ghalya. miya wi-khamsiin kwayyis - Não, é muito caro.150 está razoável.

maachi. miya wi-sabCiin Calashaanik enti bass - Está bem. 170 só para você.

Frases úteis

ayyi khidma tanya yaa madaam? - Algo mais, madame?

dii ghalya giddan - É muito caro.

dah aakhir kalaam? - Esse é seu preço final?

"15 Minutos - Árabe"
Autora: Marion Sarhaan
Editora: Publifolha
Páginas:160
Quanto: R$ 47,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página