Livraria da Folha

 
05/02/2010 - 17h07

Centenário de Rachel de Queiroz terá coletâneas de crônicas, ensaios e biografia

SÉRGIO RIPARDO
editor-assistente da Livraria da Folha

Folha Imagem
Veja galeria de imagens da escritora Rachel de Queiroz
Veja galeria de imagens da escritora Rachel de Queiroz

No ano do centenário de nascimento de Rachel de Queiroz (1910-2003), está previsto o lançamento de duas coletâneas de crônicas, um livro de ensaios de críticos sobre a obra e uma biografia, em forma de diário, para o público juvenil.

Os quatro títulos saem pela Edições Demócrito Rocha, em abril, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (9 a 18), no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza (CE).

Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, a autora do clássico "O Quinze" vai receber outras homenagens. Uma sala da Bienal vai se chamar "Não Me Deixes", nome da mitológica fazenda da escritora em Quixadá (CE). "É onde faremos o lançamento dos livros", diz a jornalista Regina Ribeiro, editora da Edições Demócrito Rocha.

O livro de ensaios (ainda sem nome definitivo) terá textos de Luís Bueno, autor de "Uma História do Romance de 30", Heloisa Buarque de Hollanda, Nélida Piñon, que assina a apresentação. A autora de "Aprendiz de Homero", que ganhou, neste mês, o prêmio cubano Casa de las Americas, lembra que, no início de sua carreira, deu seu texto para Rachel examinar.

Já as coletâneas trazem crônicas (inéditas em livro) escritas entre os anos de 1920 e 1980, nas quais aborda temas variados de política, cultura e literatura. Um dos volumes se chamará "Do Nordeste ao Infinito" e trata especificamente das origens da escritora.

Além desses lançamentos da Edições Demócrito Rocha, há a expectativa de novas edições para a autora de "Memorial de Maria Moura". "A José Olympio [selo do grupo Record] está pesquisando crônicas da Rachel por temas", conta Regina.

A Edições Demócrito Rocha planeja tiragem total de 6.000 exemplares para os três livros (duas coletâneas e o de ensaios). A trilogia será vendida em caixa e também separadamente. Não foi definida ainda a tiragem para a biografia de Rachel, escrita por Tércia Montenegro, 33, vencedora de um prêmio para escritores iniciantes promovido pela revista "Cult", em 2000.

 
Voltar ao topo da página