Livraria da Folha

 
12/02/2010 - 13h16

Livro de Roberto Bolaño ganhará versão cinematográfica em 2011

da Livraria da Folha

02.nov.1998/AP/Efe
Bolaño foca infelicidade humana
Escritor chileno Roberto Bolaño terá obra adaptada para o cinema

A cineasta chilena Alicia Scherson vai adaptar a obra "Una Novelita Lumpen", do escritor Roberto Bolaño (1953-2003), para a grande tela. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol "El País".

A estreia está prevista para 2011. A versão cinematográfica do livro será intitulada de "El Futuro". Alicia assegura ter comprado os direitos em 2006 de Carmen Balcells, agente do autor chileno.

O longa-metragem é baseado em uma novela curta de Bolaño. "Dentro do mundo literário, é considerada uma obra menor de Bolaño", segundo Alicia.

Em entrevista ao "El País", a diretora disse que está muito tranquila frente ao desafio de rodar o filme, porque há muita adoração e fanatismo por Bolaño, especialmente após sua morte.

"Jamais me animaria a adaptar "Os Detetives Selvagens" ou "2666". Parece que não necessitam ser adaptados para o cinema. Seria difícil e creio que um suicídio. Não há maneiras de adaptar esses livros no cinema", disse ao jornal espanhol.

"Una Novelita Lumpen" ainda não foi traduzido para o português. A narrativa foca a infelicidade humana e as recompensas falsas dentro da infelicidade. Bolaño utiliza-se da piedade difusa, da amargura da vida e da vitalidade psicológica para trazer personagens de escassa complexidade, porém em relatos complexos.

A história transcorre em Roma, com personagens de biografias complicadas. Bianca, a protagonista, é uma cabeleireira de pouco futuro, amante mecânica de um par de tipos misteriosos que vivem em sua casa. Não sabemos a idade dela, mas notamos que carrega alguns anos a mais do que deveria.

 
Voltar ao topo da página