Livraria da Folha

 
13/02/2010 - 20h49

Cientista político analisa a história do Brasil por meio de seus empreendedores

da Livraria da Folha

O termo empreendedorismo só começou a se popularizar no nosso país durante os anos 90, quando o movimento ganhou fôlego.

Divulgação
Traz a figura do empreendedor para o centro da história do Brasil colonial
Apresenta o empreendedor para o centro da história do Brasil colonial

Apesar de "empreendedor" ser relativamente jovem em nosso vocabulário, as figuras históricas que se enquadram na denominação são bem mais antigas. Como exemplo mais famoso, temos o barão de Mauá.

Jorge Caldeira, doutor em ciência política e mestre em sociologia, no livro "Historia do Brasil com Empreendedores", traz a figura do homem de negócios para o centro da história do país.

No texto, Caldeira contesta a posição de Caio Prado Júnior, um dos maiores pesquisadores da história do Brasil, e prova que a economia brasileira, em 1800, era maior do que a de Portugal.

Esse crescimento econômico não pode ser explicado apenas como produto do latifúndio, pois, segundo esse modelo, a riqueza deixaria o mercado interno. Com isso, procura demonstrar que a interpretação marxista não é capaz de explicar todas as nuanças da economia colonial.

 
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