Livraria da Folha

 
14/02/2010 - 11h29

Pedagoga aponta Confúcio como um dos maiores educadores da história

da Folha Online

Para Joy A. Palmer, professora de educação e vice-reitora adjunta da Universidade de Durham, Inglaterra, Confúcio (551-479 a.C.) está entre os maiores educadores da história mundial.

Divulgação
A educação tem suas raízes em ideias de grandes educadores do passado
As raízes da educação em ideias de grandes educadores da história

Confúcio, que dedicou a vida ao ensino, foi o primeiro a fundar escolas particulares e alterou a educação tradicional da chinesa.

No ocidente a escolha pode parecer estranha --a história da China ainda não é tão frequente nos currículos escolares, mas, aos poucos, essa situação tem mudado --, para os orientais o sábio é um verdadeiro marco histórico.

Em "50 Grandes Educadores", parte da coleção "50 Grandes", Palmer reuniu os principais nomes, de 500 a.C. até os primórdios do século 20, para apresentar a evolução da educação dentro da história.

O volume conta com informações biográficas, resumo e lista de sugestões de leitura. Uma ferramenta fundamental para educadores e estudiosos da pedagogia.

Abaixo, leia o trecho do livro no qual a autora, que também é membro da Comissão de Educação e Comunicação da União Conservacionista Mundial, explica a complexidade de se escolher as maiores personalidades da história.

*

A tarefa mais difícil foi selecionar os pensadores da educação. Como escolher numa lista tão extensa ao longo de dois mil anos de estudos? Como era de se esperar, meu conselho editorial e eu fomos inundados de sugestões e idéias de pessoas que por razões óbvias tiveram de ser postas de lado. Os selecionados incluem nomes evidentes como Platão, John Dewey e Jean-Jacques Rousseau, assim como outros menos conhecidos embora igualmente influentes.

Ao fazermos nossa escolha, tivemos a preocupação de cobrir a gama enorme da complexa arena do ensino e aprendizagem - filosofia, psicologia, pensamento do passado, avaliação e testes aplicados etc. É importante enfatizar que os volumes não esgotam o assunto. Como foi dito, a seleção foi um trabalho extremamente difícil. Além do mais, essas obras associadas não têm a intenção de ser uma visão geral das vidas dos maiores pensadores em educação que o mundo conheceu.

Acreditamos que a lista inclui pessoas cuja influência no pensamento e prática educativas, em termos globais, podem ser discutidas. Mas o que importa é que todas as pessoas deste livro fizeram contribuições substanciais ao pensamento educativo de uma forma ou outra. Esperamos que os leitores tirem proveito e prazer ao se depararem com vidas até então pouco conhecidas. Em suma, espero que o livro seja de interesse para todos os que pretendem conhecer melhor a vida de pessoas do passado e do presente que influenciaram o pensamento acerca do conhecimento e da educação das pessoas de nosso mundo.

*

"50 Grandes Educadores"
Autor: Joy A. Palmer
Editora: Contexto
Páginas: 308
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página