Livraria da Folha

 
11/04/2010 - 08h21

Imperador romano encenou batalha naval em rio de vinho; leia trecho

da Livraria da Folha

O Império Romano é a fase mais conhecida da história de Roma. O período, que sucede a República Romana, ficou famoso não apenas pelas conquistas militares, mas principalmente pela excentricidade de seus imperadores.

Acredita-se que, depois de homens como Nero e Calígula, os romanos já não se surpreendiam com as insanidades de seus líderes e, realmente, muitas bizarrices e caprichos eram tolerados. Contudo, um jovem chamado Heliogábalo conseguiu enrubescer os cidadãos da época.

Divulgação
Toda a excentricidade dos soberanos do mais importante império da humanidade
Toda a excentricidade dos soberanos do Império Romano

Proclamado imperador ainda adolescente, o poder subiu rápido à cabeça do rapaz. Além de acreditar e proferir que era descendente de um deus sírio, adorava tanto pétalas de flores que, em um incidente célebre, acabou por sufocar seus convivas devido ao excesso de chuva de flores que precipitava de um teto especial de seu palácio.

Conta-se que o jovem se vestiu de prostituta e fez um discurso militar para um grupo de meretrizes que foram sequestradas pela guarda romana. Usava apenas bacias de ouro e seus urinóis eram feitos de ônix.

Essas e outras curiosidades estão no livro "A História Secreta dos Imperadores Romanos", no qual o leitor conhecerá fatos que mostram como o excesso de poder pode levar o ser humano a atos doentios de paranoia.

Abaixo, leia um trecho do livro.

*

ENTRETENIMENTOS EXCÊNTRICOS

Quando lhe apetecia dar uma festa, a generosidade de Heliogábalo não conhecia limites. De fato, o nível do entretenimento que ele oferecia chegava a patamares suntuosos poucas vezes vistos no império. Um convidado poderia deixar um dos seus banquetes com um presente do seu anfitrião que podia ir desde uma carruagem de quatro cavalos, a um escravo eunuco ou mesmo a centenas de libras em prata.

Os seus chefes de cozinha e pasteleiros faziam milagres, mas muitas vezes os seus menus eram elaborados mais para espanta do que para agradar. Uma vez, por exemplo, ele obrigou os seus chefes a servirem vastas travessas de ratos e doninhas maravilhosamente cozidos. Noutro "festim", os seus convidados foram servidos de todo tipo de iguarias, mas feitas de vidro. Numa outra noite, foram servidas imagens espetaculares de comida, enquanto os convidados passavam fome.

Divertia-o fazer jogos com a sua lista de convidados. Ele convidava apenas homens carecas, apenas homens gordos e por aí afora, e divertia-se com a sua surpresa, conforme percebiam o "tema" da noite. Uma vez ele deu um banquete no qual cada prato era servido, um de cada vez, na casa de cada um dos diferentes convidados, apesar de eles virem de partes longínquas da cidade. Essa refeição acabou por durar toda a noite e continuar durante o dia seguinte. E, nos seus gracejos, ele não esqueceu o povo. Não satisfeito com o patrocínio dos usuais espetáculos, ele encenou uma batalha naval num canal cheio de vinho.

*

"A História Secreta dos Imperadores Romanos"
Autor: Michael Kerrigan
Editora: Europa
Páginas: 308
Quanto: R$ 79,99
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página