Livraria da Folha

 
16/02/2010 - 15h10

Nova biografia sobre Lewis Carroll revela que autor ajudava instituições carentes

da Folha Online

Divulgação
Lewis Carroll fazia doações para instituições infantis de caridade
Lewis Carroll fazia doações para instituições infantis de caridade

Jenny Woolf decidiu revelar em seu livro um dos maiores segredos que o escritor e matemático britânico Lewis Carroll conseguiu manter em vida --as doações frequentes para instituições infantis de caridade.

Carroll contraía dívidas para proteger crianças maltratadas. Muitas vezes, sua conta bancária atingiu um saldo negativo superior a dois anos de salário. A autora da biografia "The Mystery of Lewis Carroll", lançada no início deste ano, teve acesso aos dados bancários de Carroll e verificou que o escritor doava quase tudo o que recebia para essas instituições, especialmente àquelas que protegiam vítimas de abusos sexuais e de maus-tratos.

Por conta dessa particularidade, rumores sobre as possíveis tendências de Carroll voltaram à tona. No entanto, Jenny diz que o fato de as doações terem sido feitas de forma anônima e em grande escala não sugere que ele tentava aliviar sua consciência, mas que odiava sim a ideia de existir alguém que fizesse mal às crianças.

O banco britânico Barclays permitiu o acesso aos dados bancários de Carroll por já ter passado mais de um século da morte do escritor.

 
Voltar ao topo da página