Livraria da Folha

 
18/02/2010 - 12h32

Escritora discute possibilidades de entendimento amoroso

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora discute as possibilidades de entendimento amoroso hoje em dia
Autora discute as possibilidades de entendimento amoroso hoje em dia

Narrado do ponto de vista da mulher traída, "Nada a Dizer", de Elvira Vigna, --que será lançado dia 22 de fevereiro pela Companhia das Letras-- conta a história de um adultério. A autora investiga, de forma minuciosa, as motivações de cada um dos envolvidos, e invade a discussão indireta das possibilidades de entendimento amoroso na contemporaneidade.

A instabilidade marca a trajetória dos personagens. O casal de protagonistas (mulher-narradora e seu parceiro Paulo) acaba de se mudar para São Paulo. As caixas e malas espalhadas aleatoriamente pela nova casa refletem, de algum modo, a desordem interior da dupla.

Os laços que unem o casal são abalados pela interferência de uma amante de 20 anos no curso da história. A mulher-narradora, cuja anonimidade é marcante pela falta de nome, tenta reconstituir o que perdemos no dia a dia, como a própria vida.

Os acontecimentos narrados desenrolam-se nos meios físico e virtual --trânsito e e-mails, chats on-line e mensagens de celular. Sua escrita é compassada pelo ressentimento e pela autoironia da própria situação.

Elvira Vigna também é autora de "Coisas que os Homens Não Entendem" e "Deixei Ele Lá e Vim".

 
Voltar ao topo da página