Livraria da Folha

 
21/02/2010 - 20h46

Continuação de "Harry Potter" escrita por fã faz sucesso no exterior

da Livraria da Folha

Uma "fanfic" (abreviação para "ficção de fã", em inglês) sobre James Potter, filho do bruxinho da série Harry Potter, está fazendo grande sucesso no exterior, segundo o site brasileiro Sobre Livros. Apesar de ainda não terem sido editados fisicamente, os três livros estão disponíveis gratuitamente na internet e o primeiro volume é oferecido em traduções para seis idiomas (o português possui ainda versões para a língua falada em Portugal e a praticada no Brasil).

Divulgação
"James Potter e a Travessia dos Titãs" em versão brasileira
"James Potter e a Travessia dos Titãs" em versão brasileira

No site oficial da série, escrita por G. Norman Lippert, é possível acessar todos os três volumes: "James Potter e a Travessia dos Titãs", "James Potter and the Curse of the Gatekeeper" ("James Potter e a Maldição do Guardião do Portal", em livre tradução) e "The Vault of Destinies" ("A Câmara dos Destinos", em livre tradução).

O primeiro livro da série se passa 18 anos após a trama do original de J. K. Rowling "Relíquias da Morte" --cuja tradução se refere ao personagem como Tiago Potter-- e relata o primeiro ano do bruxo novato na mesma escola em que seu pai fez história. Além de ser inspirada nesta série, o episódio da fanfic também faz uma bizarra referência ao filme "Cães de Aluguel", de Quentin Tarantino.

Logo na cena de abertura, três protagonistas são tratados por Sr. Rosa, Sr. Amarelo e Sr. Cinza, codinomes utilizados na produção holywoodiana. Este último chega inclusive a reproduzir quase que textualmente parte do diálogo do longa-metragem: "Por que tenho que ser eu o Sr. Cinza? - disse o Sr. Cinza petulantemente. -Ninguém gosta de cinza. Nem é uma cor praticamente".

Apesar de ter traduções anunciadas, o segundo volume ainda não está com a versão para a língua portuguesa disponível no site oficial, enquanto o terceiro livro só é oferecido no original em inglês.

Ironicamente, a autora do Potter original enfrenta acusações de ter plagiado o livro "Willy the Wizard", do também britânico Adrian Jacobs, em "Harry Potter e o Cálice de Fogo". Apesar de afirmar que a alegação é absurda, a escritora ainda enfrenta o processo, que corre em uma corte londrina.

 
Voltar ao topo da página