Livraria da Folha

 
22/02/2010 - 12h23

Veja os livros brasileiros vencedores do Gourmand World Cookbook Awards

da Livraria da Folha

Conheça os livros brasileiros que venceram, em diversas categorias, o "Gourmand World Cookbook Awards", um dos mais prestigiados prêmios de livros de culinária do mundo. As obras brasileiras competiram com cerca de 26 mil títulos de 136 países. A entrega do prêmio ocorreu em Paris.

Veja abaixo a lista de vencedores nacionais.

Divulgação
As cores, sabores e delícias de 40 cidades, traçando um panorama da culinária regional
As cores, sabores e delícias de 40 cidades, traçando um panorama da culinária regional

Melhor Livro Fotográfico de Culinária Mundial

"Brasil a Gosto"

Cores, sabores, sensações, imagens, belezas naturais... isso é Brasil. Nesta bela obra você terá o privilégio de conhecer tudo isso e mais um pouco. Por meio de belíssimas fotos e versos bem escritos, este livro é um registro valiosíssimo de tudo que o Brasil tem de melhor a oferecer.

Este volume faz parte do projeto "Saberes do Brasil" e foi escrito por Ana Luiza Trajano, jovem chef do restaurante paulistano "Brasil a Gosto". Para escrever o livro, a autora visitou mais de 40 cidades e 20 estados.

Divulgação
A origem, história e curiosidades dessa bebida que é a cara do Brasil
A origem, história e curiosidades dessa bebida que é a cara do Brasil

Segundo Melhor Livro de Bebidas não-alcoólicas

"Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas"

O café, como se sabe, é uma bebida estimulante por natureza e capaz de despertar sabores, amores, sonhos e ideias. Não é de se surpreender, então, que toda sua trajetória esteja cercada de lendas e fatos curiosos - às vezes nunca comprovados -, sempre cheias de mistérios, detalhes incomuns e muita paixão.

Excetuando o romantismo que envolve o café, uma verdade deve ser dita e proclamada aos quatro ventos: a história mundial jamais seria a mesma sem a cultura dessa bebida miraculosa que inspirou poetas, músicos e revolucionários e que, ainda hoje, movimenta muito dinheiro, além de inspirar mentes e vidas.

O "Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas", da jornalista Giuliana Bastos, apresenta ao público, com minúcias, a história do café, apresentada em verbetes de A a Z, além de trazer receitas de drinques, pratos salgados e sobremesas para degustar junto dessa deliciosa bebida.

Divulgação
Criatividade ao unir tradição japonesa com sabor tropical
Criatividade ao unir tradição japonesa com sabor tropical

Terceira Melhor Capa de Livro de Culinária Mundial

"Nao Hara"

Um dos mais prestigiados chefs brasileiros da nova geração, Nao Hara é conhecido pela criatividade e inovação de seus pratos. À frente dos restaurantes Shin Miura, escondido entre as lojas do Edifício Avenida Central, o enorme prédio comercial no Centro do Rio de Janeiro, e Nao, localizado no elegante Fashion Mall, dá forma a uma das mais aclamadas gastronomias contemporâneas da cidade. A cozinha do chef Nao Hara confere a tradicionais pratos japoneses perfumes tipicamente tropicais.

Suas criações misturam salmão e coco, atum e melancia, foie gras e banana, numa fusão perfeita entre Oriente e Ocidente. Assim, Nao agrega com perfeição sua origem nipônica à criação brasileira. Filho de pais japoneses, nascido no Brasil, foi criado em meio às árvores e aos animais do sítio.

Neste livro, o leitor poderá conhecer a história desse talentoso chef, além de contar com uma seleção de receitas que revelam toda a originalidade da cozinha que o consagrou.

Divulgação
A história gastronômica de como os diplomatas recebem dignatários
A história gastronômica de como os diplomatas recebem dignatários

Quarto Melhor Livro de História da Culinária Mundial

"A Mesa e a Diplomacia Brasileira"

O Resultado de dois anos e meio de muita pesquisa e descobertas fantásticas pelo enófilo e escritor Carlos Cabral.

Com mais de 300 fotos que registram a rica história diplomática brasileira, o livro relata como o serviço diplomático do Brasil recebeu e recebe seus convidados em banquetes.

A viagem histórica começa no final do 2° Império, em 15 de Novembro de 1889 e vai até os nossos dias, revelando curiosidades, o formato do serviço diplomático e a atual preferência por vinhos e comidas típicas nacionais.

Entre as descobertas do escritor estão: as refeições que o Brasil serviu na Embaixada em Londres, o que comeu e bebeu Walt Disney, a descrição em detalhes dos vinhos servidos ao Presidente Eisenhower; o que o Príncipe de Gales degustou, em São Paulo, em 1934; alguns menus servidos no Copacabana Palace e no Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro, além de revelar que o Barão do Rio Branco incentivou Rui Barbosa a oferecer vários banquetes em Haia para convencer as delegações estrangeiras presentes na Conferência da Paz a aceitarem as posições do Brasil, receita que deu certo.

Divulgação
Traz 10.000 anos de história e tradição do queijo por todo o mundo
Traz 10.000 anos de história e tradição do queijo por todo o mundo

Quarto Melhor Livro Sobre Queijos do Mundo

"Queijos: Do Campo à Mesa"

Traz a origem e a história do queijo; os principais queijos do Brasil e do mundo; como servir; dicas para auxiliar na compra e na conservação dos queijos; diversas receitas de pratos e Fondues; como harmonizar com vinhos e cervejas.

Considerado o maior divulgador de queijos do Brasil, Jair Jorge Leandro, maître fromager, tem mais de 25 anos de experiência na área. Especialista em queijos internacionais e pesquisador de queijos brasileiros, viaja frequentemente pelas principais regiões queijeiras do mundo.

Em 1986, recebeu o prêmio Top de Marketing da ADVB, com o case Queijos Finos. Atualmente, comanda uma empresa de queijos especiais e presta assessoria a cadeias de supermercados, divulgando seus produtos em mais de quarenta eventos anuais, por todo o Brasil.

Divulgação
Ficha de cada variedade de copo, dimensões e a razão do formato
Ficha de cada variedade de copo, dimensões e a razão do formato

Melhor Livro do Mundo para Profissionais do Vinho

"Copos de Bar e Mesa"

Uma obra que apresenta a história e evolução do uso dos copos, descrevendo a utilização de mais de 50 entre os tipos mais presentes em bares, restaurantes e no serviço de mesa.

O livro também fornece a ficha técnica de cada variedade de copo, apontando com precisão suas dimensões, esclarece a razão do formato de cada um deles e os relaciona à melhor apreciação da bebida que deve conter.

Além disso, também oferece receitas de drinques clássicos da coquetelaria, dicas para a sua execução e ao classificar as principais variedades de vinhos, introduz o leitor à arte da degustação.

Divulgação
Obra traz 50 crônicas que associam arte e vinho pela história
Obra traz 50 crônicas que associam arte e vinho pela história

Terceiro Melhor Obra Literária sobre Vinhos Mundiais

"Vinhos No Mar Azhul"

O livro "Vinhos no Mar Azul" traz mais de 50 crônicas que associam arte e vinho e levam o leitor a viagens pela história, geografia, arte, ciência, religiões, literatura e, não raro, a uma combinação disso tudo.

Para completar, o vinho também é celebrado nesta edição com o trabalho gráfico de Carlos Magno da Silveira e as gravuras do artista plástico George Rembrandt Gütlich, que estimulam o imaginário e ilustram a obra.

 
Voltar ao topo da página